Agora1

Servidores públicos do Paraná protestam contra proposta de suspensão do reajuste salarial

26 de agosto de 2020 - 15:03
Imagem Facebook APP Sindicato

Servidores(as) públicos estaduais realizam nesta quarta-feira (26) um protesto contra uma proposta do Estado Governo do Paraná que suspende, até dezembro 2021, o pagamento de reajuste salarial e a concessão de promoções e progressões do funcionalismo.

A manifestação ocorre em frente ao Palácio Iguaçu, na capital. A proposição do governo foi apresentada através de uma emenda ao Projeto de Lei n. 248/2020, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para 2021.

O texto tramita na Assembleia Legislativa do Paraná. Ainda não há data para votação, mas caso a medida seja aprovada, também ficará suspensa a segunda parcela da reposição salarial da data-base de 2019, programada para ser paga em janeiro de 2021.

Segundo a integrante da coordenação do FES, Marlei Fernandes, as alegações do governo não procedem. Ela explica que, apesar do isolamento social e da interrupção parcial de algumas atividades econômicas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Paraná não enfrenta dificuldades financeiras.

Em nota o governo diz que ao firmar acordo com a União para receber ressarcimento de parte das perdas de arrecadação, o estado precisa cumprir uma série de exigências – entre elas, a de não aumentar gastos com a folha salarial.

Também afirmou que tem se esforçado para honrar os salários dos servidores, mesmo com baixa das receitas, que é um reflexo da pandemia do novo coronavírus.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.