Agora1

Sandro garante funcionamento do Ministério da Agricultura em Ponta Grossa e Castro

20 de setembro de 2017 - 19:50

Sandro garante funcionamento do Ministério da Agricultura em Ponta Grossa e Castro

 A Unidade Técnica Regional da Agropecuária (UTRA) de Ponta Grossa e de Castro serão mantidas pelo Ministério da Agricultura. A manutenção das duas UTRAs foi garantida nesta quarta-feira (20) pelo deputado federal Sandro Alex (PSD), durante reunião em Brasília, com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Roberto Novacki, e que teve a participação do líder da Frente Parlamentar da Agricultura na Câmara, deputado Marcus Montes (PSD).

Recentemente, em uma medida de contenção de gastos, o Ministério havia, primeiro, anunciado o fechamento da UTRA de Castro e mantido apenas a de Ponta Grossa. Depois, em outra portaria, anunciou o fechamento da unidade de Ponta Grossa e a manutenção da unidade de Castro.

Requerimento

Desde então, Sandro Alex recebeu o requerimento de diversos órgãos ligados ao setor público e da agricultura em Ponta Grossa para intervir no sentido de não deixar a UTRA fechar. Sindicato Rural, Sociedade Rural, Núcleo da Agricultura e Prefeitura Municipal procuraram o deputado com a reivindicação.

Sandro solicitou um levantamento em relação ao custo de manutenção das duas unidades, em Ponta Grossa e Castro, e evidenciou que o fechamento não resultaria em redução de custos, além de causar prejuízos enormes para uma região produtora e geradora de riquezas na área agrícola.

De posse dos dados, Sandro Alex acionou o ministro Blairo Maggi e sua equipe para expor o prejuízo que seria para a região o fechamento de qualquer uma das UTRAs. Assim, nesta quarta-feira, o secretário executivo do Ministério garantiu a manutenção das duas unidades, em respeito à representação que as cidades têm e a história de trabalho de ambas com a agricultura.

Assinatura da portaria

Sandro ressalta que na primeira semana de outubro, haverá um ato solene no Ministério da Agricultura para a assinatura da nova portaria que vai manter o escritório de Ponta Grossa. O escritório de Castro já está assegurado e, segundo o secretário, não corre mais o risco de ser fechado.

“Lutei pela defesa dos dois escritórios. O que era uma disputa sobre qual ficaria aberto e qual seria fechado, se tornou uma defesa de que ambos são importantes. Não se pode manter um em detrimento do outro, sendo que as duas regiões têm a sua importância no cenário agrícola”, declarou Sandro, enfatizando ter sido um trabalho árduo porque em nenhum momento trabalhou com a possibilidade de priorizar um dos dois escritórios.

“Só fui com um objetivo no Ministério: manter os dois escritórios, e esse objetivo foi alcançado, em respeito aos milhares de cidadãos que acreditaram em meu trabalho, não só de Ponta Grossa e Castro, mas de toda a região dos Campos Gerais, que, agora, não terá prejuízos com os cortes na área da agricultura. Sabemos que a contenção de gastos no país é necessária, mas não na agricultura da nossa região”, finaliza Sandro.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.