Agora1

Sandro exige cumprimento da lei de sua autoria que tira cobrança de pedágio do ‘eixo suspenso’

25 de maio de 2018 - 16:56

A Lei Federal 13.013, que garante o não pagamento de pedágio para eixos suspensos de caminhões sem carga, precisa ser cumprida por todos os estados. Essa foi a cobrança feita pelo deputado federal Sandro Alex (PSD) ao Governo Federal durante reunião entre representantes dos caminhoneiros e deputados, realizada na noite desta quarta-feira (23) em Brasília.

Sandro Alex é o autor da lei dos eixos suspensos e afirma que estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso não estão cumprindo. A lei é de 2015, na última grande paralização dos caminhoneiros em todo o país. “Vamos exigir um posicionamento dos órgãos competentes do Governo Federal para que façam cumprir a lei que tira a cobrança de pedágio para os caminhões sem carga com eixos suspensos”, afirma Sandro Alex.

Veja o video;


Reivindicações

O parlamentar ressalta que as reivindicações dos caminhoneiros são bem mais amplas, mas a lei dos eixos suspensos vai ajudar a desonerar o setor. Na reunião comandada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, as lideranças dos caminhoneiros pediram a retirada de 100% da Cide, Pis e Cofins que incidem no diesel. Na terça-feira (22), o Governo se comprometeu em zerar a Cide. Entretanto, a solicitação da classe também engloba Pis e Cofins.

A retirada da Cide está atrelada à aprovação de projeto que promove a reoneração da folha de pagamento dos servidores federais, em trâmite no Congresso e que deve ser votado nos próximos dias. Sobre o Pis e Cofins Sandro frisa que Rodrigo Maia se comprometeu em chegar a 50% de redução, que seria o limite a se chegar com a economia de gastos públicos a ser gerada com a reoneração da folha.

Marco regulatório e tabela mínima

Os caminhoneiros reivindicaram ainda a votação do marco regulatório da categoria. O projeto também está em trâmite na Câmara e o compromisso é de que seja votado na próxima segunda-feira (28), segundo Sandro. O presidente da Câmara também se comprometeu em agilizar a votação da Medida Provisória que determina a tabela mínima do frete no país, outra solicitação dos caminhoneiros.

“A Câmara está tentando contribuir para desonerar os caminhoneiros. Muitas coisas dependem do governo, mas estamos fazendo a nossa parte. Trata-se de uma mobilização legítima, uma vez que a classe sofreu bastante com 12 aumentos no combustível em 30 dias. Entretanto, também é preocupante porque as cidades ficam desabastecidas e toda a população sofre”, declara Sandro.

O movimento dos caminhoneiros vai continuar até que as medidas solicitadas sejam atendidas pelo governo federal. (Com assessoria)

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.