Agora1

Sandro Alex anuncia cooperação do Hospital da Criança com Hospital Universitário

4 de janeiro de 2018 - 21:40

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU) vai atender em cooperação com o Hospital da Criança de Ponta Grossa, através da realização de cirurgias pediátricas desde recém-nascidos até crianças de 14 anos. O atendimento será possível com a inauguração de uma nova ala de cirurgia pediátrica no HU, com capacidade para realizar cerca de 60 cirurgias por mês. O anúncio da significativa melhoria para a área da saúde de Ponta Grossa e dos Campos Gerais foi feito nesta quinta-feira (04) pelo deputado federal Sandro Alex (PSD).

De acordo com o deputado, a cooperação já inicia no próximo dia 15 de janeiro. Sandro informa que antes disso, na segunda-feira na semana que vem, dia 08, o secretário de Estado da Saúde, Michelle Caputo Neto, estará no HU para oficializar o começo das atividades da nova ala e formalizar o trabalho de cooperação com o Hospital da Criança.

Mais comodidade e segurança

Na prática, as crianças que antes precisavam ser encaminhadas para cirurgias fora de Ponta Grossa, passarão a ter todo o atendimento dentro do município, com maior comodidade e segurança, já que não vão precisar encarar viagens.

O deputado explica que foram destinados oito leitos e equipe de enfermagem especializada para atendimento a crianças na nova ala de cirurgia pediátrica do HU, depois de investimentos estaduais para aquisição de instrumentos cirúrgicos, acessórios e equipamentos para propiciar assistência de qualidade e humanizada.

Assim, as crianças passarão a contar com cirurgias dentro da cidade para casos como apendicite, hérnias enclausuradas e torção de testículo, que são situações de urgência que necessitam de intervenção multiprofissional das equipes de cirurgia, radiologia, pediatria, anestesia, enfermagem, análises clínicas e farmácia, entre outros.

Sandro Alex salientou o empenho do governador Beto Richa e do prefeito Marcelo Rangel para solucionar de forma imediata a demanda por cirurgias pediátricas em Ponta Grossa, também atendendo cidades da região. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará uma ambulância dedicada para transporte das crianças ao HU e posterior retorno pós-recuperação da cirurgia.

“Trata-se de uma ótima notícia para o atendimento pediátrico das nossas crianças, pois não precisaremos mais encaminhá-las para fora de Ponta Grossa. Cerca de 90% dos casos de cirurgias pediátricas passarão a ser atendidos aqui mesmo na cidade”, ressalta Sandro Alex.

Avanço

O HU já realizava cirurgias de trauma pediátrico (acidentes e quedas) e agora passa a oferecer mais uma especialidade juntamente com cirurgias eletivas e UTI Neo e Pediátrica, consolidando como hospital público de assistência e ensino, pois possibilitará que acadêmicos de Medicina e Enfermagem e residentes médicos e multiprofissionais aprendam no próprio Hospital Universitário.

Investimento para recuperar centro cirúrgico do Hospital da Criança

 

A cooperação entre Hospital Universitário e Hospital da Criança vai passar a atender a demanda das cirurgias pediátricas já a partir do próximo dia 15 de janeiro. Entretanto, existe uma outra frente de trabalho de cooperação que está focada na recuperação do centro cirúrgico do próprio Hospital da Criança, ainda para 2018.

Nos próximos dias, segundo Sandro Alex, será anunciado um aporte financeiro do Ministério Público Federal na ordem de R$ 600 mil, além de uma emenda do parlamentar, de mais R$ 600 mil, para reforma do centro cirúrgico, também com a aquisição de novos equipamentos, em uma parceria com a Prefeitura Municipal. O anúncio será formalizado pelo parlamentar, juntamente com o juiz federal Antônio César Bochenek, o procurador da República, Osvaldo Sowek Junior, e o prefeito Marcelo Rangel.

“A Prefeitura tem buscado soluções e investimentos para o Hospital da Criança, que já faz um trabalho excepcional de pronto-atendimento e triagem, e que agora, com essas parcerias, vai passar a atender a curto e médio prazo a demanda por cirurgias pediátricas. O Governo do Estado também tem sido sensível aos casos de saúde de Ponta Grossa e da região, através do empenho do governador Beto Richa e do secretário Caputo Neto”, destaca Sandro Alex.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.