Agora1

Proposta iniciada por Bacil, asfalto da BR-476 até Mallet, tem recurso previsto pelo Estado

29 de dezembro de 2022 - 16:30
 Audiência pública em 2019, encaminhou o pedido popular ao Governo Estadual:

Rio Claro do Sul terá a sonhada pavimentação asfáltica nos seus acessos até a BR-476 e sede do município, centro de Mallet. É o que prevê a publicação de destino de recursos de 60 milhões de reais colocados no orçamento do Governo Estadual em 27 de dezembro, conforme o Diário Oficial. O assunto iniciou com Emerson Bacil, então deputado estadual, em março de 2019, quando da promoção de uma audiência pública para discutir o assunto.

“São situações em que trabalhamos, juntamente com os vereadores Pedro Kovalczuk e Cristiano Perpelicia, e deixamos evidente a importância para o Governo Estadual. Na audiência pública as pessoas da região destacaram a importância dessa pavimentação e nos avalisamos.Fico feliz por ver que os recursos estão no orçamento. Agora é acompanhar o desenvolvimento do projeto e esperar o início dessa tão sonhada obra”, comemora Bacil.

Não há detalhes, ainda específicos quanto a essa obra, apenas a menção de que é recurso destinado para fazer o asfalto entre a BR-476 e o centro de Mallet, passando por Rio Claro do Sul. Emerson Bacil com os vereadores Pedro e Cristiano mobilizaram a audiência pública e tem centrado o trabalho desde então nessa demanda. “É um sonho antigo, promovemos a discussão, trabalhamos pelo projeto e agora esperamos pela pavimentação”, completa o então deputado estadual.

A localidade de Rio Claro do Sul antecede até o próprio município de Mallet. Vila que nasceu no caminho da tropas e pertencendo a São João do Triunfo e depois São Mateus do Sul. Se tornando distrito malletense após a fundação, em 1912. Desde então fica entre as duas cidades e tem sobretudo na formação por imigrantes poloneses a sua força, com indústrias da madeira e erva-mate. Também na agropecuária.

Emerson Bacil destaca o fato da publicação ocorrer menos de um mês após cair nas contas do Governo do Estado 87 milhões de reais do pagamento dos royalties da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX). “O governador [Carlos Massa] Ratinho Junior está cumprindo o compromisso que fez comigo de retornar o valor para região”, destaca. Para ele, é a  é a sinalização de cumprir a palavra dita anteriormente.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.