Agora1

Programa de Capacitação Profissional e Digital inicia com 3 mil vagas gratuitas em PG

16 de janeiro de 2020 - 18:43

Oferta de vagas do Procapg visam garantir capacitação e aprimoramento de jovens e adultos, com ênfase na área digital

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, lançou hoje (16) o Programa de Capacitação Profissional e Digital Gratuito – Procapg, disponibilizando três mil vagas gratuitas para mais de 30 diferentes cursos à distância. Os cursos são destinados a jovens e adultos que tenham interesse em conhecer ou aprender mais sobre tecnologias da informação e outros segmentos digitais. Os cursos são voltados àqueles que possuem pouco conhecimento na área digital ou estejam em busca de aprimoramento para melhor colocação no mercado de trabalho.

“Este é um programa novo que contempla tanto aquele público que precisa ser incluído digitalmente, com os treinamentos mais básicos para uso de um computador, ou mesmo aqueles que já possuem conhecimento avançado e buscam por aprimoramento. Além de sermos a primeira Prefeitura a ofertar cursos gratuitos na metodologia da empresa Interage, também seremos o primeiro a ofertar também o curso de robótica virtual, o que representa uma grande oportunidade para toda a população”, comemorou o prefeito, Marcelo Rangel.

Os cursos disponíveis pelo Procapg contemplam desde os mais básicos, para quem nunca teve a oportunidade de utilizar um computador, passando pelos mais avançados, para aqueles quem já tem um certo conhecimento, como o curso de Robótica com simulador do Arduino. Cada curso concluído pelo aluno dará direito ao recebimento de um certificado de conclusão reconhecido em todo o território nacional. O sistema de ensino do Procapg funciona de forma interativa, com uso de simuladores, podendo ser utilizado tanto via EaD (Educação a Distância), quanto em laboratórios de informática. Todos os conteúdos ficam disponíveis durante as 24 horas por dia, sete dias por semana, podendo ser acessados no dia, hora e em qualquer local.

“Sabemos da dificuldade da população em se colocar no mercado de trabalho, muitas vezes, pela falta de capacitação ou mesmo conhecimentos básicos. Por isso criamos um programa que oferta cursos de capacitação tanto para iniciantes como também para quem busca aprimoramento. Dessa forma, esperamos que aqueles que buscam colocação no mercado de trabalho tenham mais condições e chances de garantir uma oportunidade”, aponta o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares.

Os cursos devem ser liberados à população em março, para que as inscrições sejam efetuadas durante o mês de fevereiro. A proposta é que conforme a demanda, a oferta de cursos seja ampliada, além de maior diversificação de cursos. A Prefeitura também estuda a oferta de alguns cursos na modalidade presencial.

Cursos

Básicos: mouse e teclado; digitação; Windows 7/8/10; introdução à informática; Word; Excel; Power Point; antivírus; gravação de mídias; Internet; compactadores de arquivos; YouTuber.

Avançado: Corel Draw; Photoshop; InDesign; lógica de programação; HTML; Dreamweaver; Flash; Criação de aplicativos para Android; MySQL; Animate; MAC OS X.

Profissionalizantes: Gestão em Administração; Gestão em Secretariado; Gestão em Contabilidade; Telemarketing; Departamento Pessoal; Marketing; Como falar em público; Conquiste um bom emprego; Marketing Pessoal; Calculadora HP-12C; Robótica.

Estiveram presentes na assinatura do contrato o diretor do Sistema de Ensino Interage, Alexandre E. Santo; o procurador geral do Município, João Paulo Desck; o diretor da Agência do Trabalhador, John Elvis Ramalho; os vereadores Daniel Milla; Rudolf Polaco; Paulo Balansin; Rogério Mioduski; e João Florenal.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.