CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Professores do estado aprovam greve e governo prevê desconto salarial

30 de maio de 2024 às 08:22

Publicidade
Professores do estado aprovam greve e governo prevê desconto salarial
Foto: Hedeson Alves/Arquivo SEED
A Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) informou nesta quarta-feira (29) que faltas de professores e funcionários da Educação a partir de segunda-feira (3) terão desconto em folha de pagamento. Qualquer paralisação compromete gravemente o cronograma de estudos e, consequentemente, o rendimento dos alunos.

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) informou nesta quarta-feira (29) que faltas de professores e funcionários da Educação a partir de segunda-feira (3) terão desconto em folha de pagamento. Diretores e chefes de núcleo foram orientados a encaminhar os dados para o gabinete da pasta. Qualquer paralisação compromete gravemente o cronograma de estudos e, consequentemente, o rendimento dos alunos.

A orientação aos pais é que encaminhem os filhos à escola normalmente, pois as aulas continuam conforme o calendário escolar. Os diretores precisam garantir o funcionamento das escolas e a entrada de estudantes, servidores e terceirizados. Se os terceirizados forem impedidos de trabalhar, o pagamento do dia não trabalhado não será descontado da empresa terceirizada, que deve comunicar à Secretaria, mas ficará sob a responsabilidade do diretor.

O programa Parceiro da Escola, apontado como motivo da greve, foi concebido justamente para apoiar os diretores. Como o nome informa, ele prevê uma parceria. Ele tem o objetivo de permitir que os diretores se dediquem apenas às atividades pedagógicas para promover um aprendizado ainda maior dos estudantes da rede. O projeto de lei que está em análise na Assembleia Legislativa também propõe um modelo democrático com consulta de pais, estudantes, professores e diretores antes da efetivação.

O programa não atinge escolas indígenas, aquelas em comunidades quilombolas e em ilhas ou as cívico-militares. Segundo as regras, o parceiro contratado deverá utilizar os Sistemas Estaduais de Registro Escolar, ficando a cargo da Secretaria de Estado da Educação a expedição de normativas para o uso. O parceiro contratado também poderá utilizar as plataformas digitais disponibilizadas pela Seed para aplicação de seu plano de trabalho.

Uma pesquisa realizada com pais e responsáveis de alunos matriculados nas duas escolas participantes do projeto-piloto mostra que mais de 90% deles aprovam o programa. Os benefícios vão do aumento da frequência escolar à inexistência de aulas vagas.

Compartilhe:

Leia também

Sergio Moro (PL) aparece com 48,7% das intenções de voto, Requião Filho (PDT), com 25,9%, e Sandro Alex (PSD), com 20,8%; diz pesquisa

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Bebê morre após mãe colocá-la dentro de forno 

2.

Prefeitura promove o "Dia D" com serviços de saúde no bairro Chapada

3.

Identificada mulher que morreu após ser esfaqueada em briga generalizada

4.

Fazenda alerta produtores rurais para alterações no envio da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural

5.

Casal adota três irmãos no Paraná; “ganhei na loteria disse a nova mãe” 

6.

Câmara homenageia 49 personalidades com títulos de Cidadão Honorário e Benemérito

7.

Sergio Moro (PL) aparece com 48,7% das intenções de voto, Requião Filho (PDT), com 25,9%, e Sandro Alex (PSD), com 20,8%; diz pesquisa

8.

Prefeitura faz manutenção programada na trincheira do Núcleo San Martin

9.

Homem faz reforma e encontra tesouro viking enterrado no quintal

10.

Operário vence o Criciúma pela Série B e fica a 4 pontos do lider

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia