Agora1

Professora Esméria Saveli recebe Menção Honrosa da Assembleia Legislativa

17 de setembro de 2019 - 19:47

Professora Esméria de Lourdes Saveli, secretária de Educação de Ponta Grossa, recebeu homenagem aprovada nesta segunda-feira, por “enobrecer e encorajar todos quantos pensam na liberdade de cátedra, no pluralismo de ideias, na gestão democrática da escola e inclusão escolar”

A secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Esméria de Lourdes Saveli, recebeu nesta terça-feira uma Menção Honrosa aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. A proposta, que é um instrumento oficial da ALEP para o reconhecimento a cidadãos por práticas que beneficiam a sociedade paranaense, foi feita pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli e aprovada na segunda-feira.

No texto da proposta, o deputado afirma requerer o registro da Menção Honrosa à secretária de Educação de Ponta Grossa por “sua competência frente à Pasta da Educação, a enobrecer e encorajar todos quantos pensam na liberdade de cátedra, no pluralismo de ideias, na gestão democrática da escola e inclusão escolar”. A Menção foi realizada no mesmo dia da rejeição ao projeto conhecido como “escola sem partido”, também na ALEP.

Esméria se disse honrada com a Menção. “Todo reconhecimento, especialmente quando vem de fora, é muito importante. Eu agradeço ao deputado e estendo o reconhecimento pelo nosso trabalho a todos os profissionais da Educação e também aos alunos da nossa cidade. É por eles que nós trabalhamos e nos capacitamos cada vez mais, aprimorando dia a dia a prática escolar”, disse a secretária. De 07 a 15 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, administrada por ela, realizou ou VII Congresso de Educação, com o tema Narra Ponta Grossa: A história do menino que lia o mundo – Gestão Democrática e Justiça Social. O tema fazia referência a Paulo Freire.

Ela também destacou a relevância de que os agentes políticos estejam sempre atentos à área da Educação, ajudando a desenvolvê-la em sua plenitude. “A Educação merece a atenção de toda a sociedade, mas a classe política tem um papel fundamental. Quando temos agentes dispostos a melhorar a Educação e a aumentar a sua qualidade, trabalhando a favor dela, quem ganha é toda a comunidade escolar. Meus agradecimentos ao deputado pela Menção Honrosa”, declara a professora Esméria.

Segundo Romanelli, trata-se de “mais um reconhecimento ao excelente trabalho da professora Esméria, pelos projetos que desenvolve na Secretaria de Educação de Ponta Grossa, pela contribuição à educação pública do Paraná e pela defesa que faz da missão dos professores na formação dos estudantes como cidadãos dignos, agentes de sua própria história na sociedade” – declarou o deputado.

Sobre a Secretaria de Educação de Ponta Grossa

O município de Ponta Grossa, administrado pelo prefeito Marcelo Rangel com a secretária Esméria Saveli na pasta da Educação, tem evoluído muito na área da Educação pública, na Educação Infantil (até 05 anos) e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até 10 anos). Atualmente contando com 85 Escolas de Ensino Fundamental e 65 Centros Municipais de Educação Infantil, a cidade possui 31,5 mil alunos matriculados. No total, 75% das crianças já frequentam em Tempo Integral – a meta é 100% até 2025. Na Educação Infantil (até 05 anos) esse número já é de 91%. As vagas ofertadas no Ensino Fundamental em Tempo Integral passaram de 390 em 2012 para quase 14 mil em 2019 – aumento de 3.408%. A Educação Infantil de 04 e 05 anos, que é obrigatória, tem 100% da demanda atendida pelo sistema público, sem uso de vouchers. As escolas servem 16 milhões de refeições por ano.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.