CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Prefeitura viabiliza crédito de R$ 2 milhões para micro e pequenas empresas

25 de novembro de 2019 às 17:32

Por Mariana Galvão Noronha

Município atuará como avalista de crédito, facilitando o acesso a recursos para fomentar o desenvolvimento das empresas locais

A partir do próximo ano, micro e pequenas empresas terão acesso facilitado a crédito para desenvolvimento do seu negócio, através de um fundo de aval criado pela Prefeitura de Ponta Grossa. Com a proposta, implementada após aprovação legislativa, o Município atuará como avalista junto à Sociedade Garantidora de Crédito do Centro Sul do Paraná (SGC Centro Sul), viabilizando crédito de R$ 2 milhões aos empresários locais. A iniciativa é da Secretaria da Fazenda, através da Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação.

“Com este fundo de aval, em convênio com a SGC Centro Sul, atuamos como uma garantia para a liberação de financiamentos para microempreendedores individuais, microempressas e empresas de pequeno porte nas áreas de indústria, comércio e de prestação de serviços, garantindo desenvolvimento dos empresários e movimentando a economia da nossa cidade. Com este aporte de investimento, queremos que os pequenos empresários também entrem nessa onda de crescimento que passa Ponta Grossa”, comemora o prefeito, Marcelo Rangel.

Em vigor pela lei 13559/2019, o Município fica autorizado a alocar recursos em conta corrente específica, a título de garantia de financiamentos concedidos por instituições financeiras, em convênio com a Sociedade de Garantia de Crédito do Centro Sul do Paraná – SGC Centro Sul. Dessa forma, em 2020, o Município fará o depósito de R$ 200 mil para viabilizar crédito de R$ 2 milhões para pequenos empresários. O recurso individual liberado será de até R$ 30 mil, dependendo de cada proposta.

“Não existe desenvolvimento sem crédito. A Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação vem buscando alternativas e parcerias para facilitar cada vez mais a oferta de serviços a todas as modalidades de empresários, especialmente os pequenos. O MEI é uma força importante na nossa economia, mas nosso objetivo é que eles se desenvolvam e possam crescer cada vez mais”, avalia a coordenadora da área, Tonia Mansani.

Com o fundo de aval, a proposta da Prefeitura é fomentar o desenvolvimento local, mediante estímulo à ampliação do acesso ao crédito, possibilitar o incremento de outros benefícios, como suporte técnico e menores taxas de juros, e viabilizar o desenvolvimento de uma cultura associativa entre os beneficiários.

“Nossa proposta não é apenas facilitar ao micro e pequeno empresário acesso ao crédito, mas também ao crédito que tenha as melhores e mais competitivas taxas, trazendo opções que sejam viáveis a todas as modalidades de empreendimento. Essa parceria com certeza trará resultados positivos e temos confiança de que será duradoura”, destaca o presidente da SGC Centro Sul, José Divonsir da Silva.

O crédito disponibilizado a partir do fundo de aval criado pela Prefeitura poderá ser solicitado pelos empresários a partir de 2020, juntamente à Sala do Empreendedor. Com a medida, a Prefeitura espera facilitar a aprovação de valores para investimento nos pequenos negócios.

“Queremos com essa iniciativa garantir que aquele pequeno empresário que quer expandir e tem condições de arcar com o crédito não deixe de se desenvolver pela falta de um avalista, por exemplo. Quem ganha com isso são os empresários e também a cidade, com a geração de renda e emprego”, aponta o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

O convênio entre a Prefeitura e a Sociedade de Garantia de Crédito do Centro Sul do Paraná (SGC Centro Sul) foi firmado em solenidade na manhã de hoje (25), com a presença da vice-prefeita, Elizabeth Schmidt; representantes da SGC; do diretor regional do Sebrae, Joel Franzin; o secretário de Governo, Maurício Silva; dos vereadores Daniel Milla e Divo; e da equipe de atendimento da Sala do Empreendedor.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Flávio aparece na frente de Lula no 2º turno; diz pesquisa

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Com mais de 100 anos, Vila Vilela recebe novas obras de pavimentação

2.

Ao lado de Moro, Elizabeth filia-se ao PL e assume presidência do partido em PG

3.

Bombeiros do Paraná embarcam para missão de busca e resgate na Venezuela após terremoto

4.

Chuva volta ao Paraná a partir do fim de semana, prevê o Simepar

5.

Operário sorteia 10 álbuns da Copa para crianças no jogo deste sábado

6.

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios

7.

Pais são condenados após menina morrer infestada de piolhos

8.

Polícia Militar frustra ação do tráfico e apreende crack em PG 

9.

Mulher vai ao hospital com fortes dores e descobre gravidez minutos antes do parto 

10.

Orquestra Sinfônica se apresenta no Shopping Plaza Campos Gerais

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia