CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Prefeitura, MP e Sanepar firmam TAC sobre abastecimento de água

13 de Maio de 2025 às 16:29

Prefeitura, MP e Sanepar firmam TAC sobre abastecimento de água
Divulgação
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, o presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski e o promotor de Justiça, Jânio Luiz Pereira, assinaram nesta terça-feira (13) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de reparar os prejuízos causados pela falta de água no município e garantir soluções definitivas para o abastecimento da cidade. A reunião na sede do Ministério Público, em Ponta Grossa, também contou com a presença do procurador-geral do Município, Gustavo Schemim Da Matta, e de diretores da empresa de saneamento.

O acordo, conduzido pela 6ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, é fruto de uma série de tratativas que buscaram atender às necessidades da população diante dos transtornos provocados por interrupções no fornecimento de água no mês de março. Com o TAC, serão adotadas medidas emergenciais, estruturantes e compensatórias, com fiscalização ativa da Prefeitura de Ponta Grossa e do Ministério Público.

“Durante todo esse período estivemos em ação e tomamos todas as medidas necessárias, em diálogo contínuo com o Ministério Público e com a Sanepar, para que a população não fosse prejudicada com a falta de abastecimento. Nossa missão é proteger os direitos dos cidadãos”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.

Como forma de compensação pelos danos causados, a Sanepar concedeu isenção total das tarifas de água e esgoto por 30 dias a todas as unidades consumidoras da cidade. Além disso, os consumidores terão 50% de desconto na fatura do mês seguinte à homologação do TAC.

Também será possível solicitar o reembolso de despesas comprovadas, como a contratação de caminhões-pipa ou compra de água mineral. Os pedidos poderão ser feitos junto ao Procon de Ponta Grossa ou diretamente na Sanepar, com prazo máximo de 30 dias para pagamento após a solicitação.

Obras

O TAC estabelece prazos rigorosos para a realização de obras estruturantes. A primeira delas é a plena operação da nova adutora do Rio Pitangui, com prazo até 30 de maio de 2025.

Outra ação fundamental será a construção de uma nova adutora para captação de água do Rio Tibagi. A Sanepar deverá iniciar o processo de licenciamento ambiental em até 60 dias e dar início às obras até 30 dias após a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação. O prazo máximo para conclusão é de três anos a partir do início das obras.

Compensações coletivas

O TAC também prevê a destinação de R$ 15 milhões ao Fundo Municipal dos Direitos Difusos, valor que será pago em 15 parcelas mensais. Os recursos serão utilizados em ações voltadas à coletividade. Além disso, a Sanepar fará a doação de caixas d’água para famílias em situação de vulnerabilidade social, conforme regulamentação que será proposta pela Prefeitura e encaminhada à Câmara Municipal em até 60 dias.

A Prefeitura de Ponta Grossa será responsável por acompanhar de perto todas as etapas do TAC, especialmente no que se refere às obras e compensações à população. O Procon também atuará na fiscalização do cumprimento dos benefícios concedidos aos consumidores, podendo notificar a Sanepar em caso de irregularidades.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Se povo quiser acreditar na mentira, é responsabilidade dele", diz Lula 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Amantes são presos após serem flagrados em relação sexual em cima de túmulo; vídeo

2.

Ponta Grossa implementa vacinação domiciliar para pessoas com TEA

3.

De virada Operário vence o São Bernardo fora de casa pela Série B 

4.

Mulher reage a assalto dentro da própria casa e mata criminoso

5.

Se povo quiser acreditar na mentira, é responsabilidade dele", diz Lula 

6.

Obras avançam na Vila Guaíra, que já recebe asfalto novo

7.

‘Fé Ponta Grossa’ - Fernandinho se apresenta nessa quinta-feira no Centro de Eventos 

8.

Jovem que sofreu acidente com moto na madrugada de domingo morre no hospital 

9.

CECON Nova Rússia realiza Baile da Mulher Mais Elegante nesta quarta-feira (25)

10.

Morre o ator Gerson Brenner, aos 66 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia