Agora1

Prefeitura lança Programa de Qualificação Internacional

16 de julho de 2019 - 07:02

Primeira ação do projeto será o encaminhamento de 20 estudantes para qualificação na República Tcheca

Na tarde desta segunda-feira (15), o prefeito Marcelo Rangel lançou oficialmente o Programa de Qualificação Internacional (PQI), projeto vinculado à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) e que tem como primeira ação a qualificação de 20 estudantes na República Tcheca. O programa tem como objetivo abrir as portas de empresas nacionais e internacionais, já instaladas ou não município, para convênios de qualificação estudantil.

“Hoje estamos firmando com a Tatra Motors e com a Brono Group a primeira qualificação internacional do município, mas temos outras indústrias em Ponta Grossa que podem usar o programa e qualificar suas bases. Trata-se de uma iniciativa importante para nossos munícipes, que terão novas oportunidades de crescimento, para a indústria, que contará com mão de obra com qualificação internacional e, também, para o município, que atrairá novos investimentos por possuir funcionários com aperfeiçoamentos profissionais”, afirmou Rangel.

Segundo o Procurador Geral do Município, João Paulo Deschk, a assinatura do Decreto 16.215, além de formalizar a criação do Programa de Qualificação Internacional, tem como finalidade abrir as portas para que as empresas façam intercâmbios com estudantes, pensando na prestação de serviço qualificado.

“Na semana passada realizamos a assinatura do protocolo de intenções da Prefeitura com as empresas da República Tcheca. Agora estamos criando esse programa de maneira ampla, para que, na sequência, seja divulgado o edital de seleção que dará início ao PQI”, informou o Procurador Geral do Município.

De acordo com Deschk, o edital de seleção dos 20 estudantes que participarão do programa na República Tcheca será divulgado na próxima segunda-feira (22). No entanto, o Procurador adiantou que, inicialmente, para o primeiro convênio, o foco será nos estudantes das engenharias Mecânica, Elétrica, Eletrônica e de Produção e que as inscrições serão realizadas do dia 23 a 29 de julho.

“Todas as demais informações, requisitos e processo de seleção estarão disponíveis no edital, de acordo com as diretrizes necessárias, garantias para os estudantes e toda transparência para que exista, de fato, a qualificação que nós esperamos”, ressaltou Deschk.

De acordo com a diretora da Sala de Qualificação Profissional da SMICQP, Kelyn Kris Gonçalves, o programa é um avanço nos trabalhos já realizados pela Secretaria. “A qualificação profissional é um dos maiores projetos que temos hoje no município. Só na gestão do prefeito Marcelo Rangel foram realizadas quase 30 mil qualificações e ficamos imensamente felizes com a assinatura do decreto do PQI hoje. Para os munícipes é uma oportunidade única de aprendizagem e crescimento”, afirma a diretora.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.