Agora1

Prefeitura já recuperou cerca de 120 quilômetros de estradas rurais em 2020

21 de maio de 2020 - 19:34
divulgação

A Estrada Velha para Castro e a região do Alagados estão sendo atendidas

O departamento de Infraestrutura Rural da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Ponta Grossa (SMAPA) já realizou a manutenção de cerca de 120 quilômetros de estradas rurais neste ano de 2020. As principais recuperações foram realizadas na região do Alagados, Taquari dos Polacos, Caçador, região do Borato e nas estradas de ligação ao Buraco do Padre e à Cachoeira da Mariquinha.

Atualmente, os serviços são realizados na Estrada Velha para Castro e em um trecho do Alagados. A previsão é de que nesta sexta-feira (22) sejam finalizadas as manutenções na Estrada Velha para Castro, que corresponde a um total de cinco quilômetros. Para as ações são utilizadas duas máquinas motoniveladoras, uma em cada localidade.

Conforme a engenheira agrônoma, Patrícia Striquer, responsável pelo departamento de Infraestrutura Rural da SMAPA, cerca de quinze quilômetros de patrolamento e cascalhamento já foram realizadas no Taquari dos Polacos. No Alagados, 10 quilômetros já foram atendidos, sendo necessários agora a realização de mais 18 quilômetros para o término do serviço previsto. A área dessa região que será reestruturada compreende também a estrada para o Rio São Jorge e a Vila Ernestina.

“Esses locais foram acometidos por formação de buracos. Isso dificulta a trafegabilidade. Então, a principal demanda nessas localidades é tapar esses buracos e melhorar as condições de transitar pelas estradas”, afirma Patrícia.

Segundo o responsável pela SMAPA, Bruno Costa, é fundamental que a secretaria atue com o suporte necessário para que as estradas sejam recuperadas, visto que as áreas concentram pequenos e grandes produtores.  “Se as estradas estiverem com a trafegabilidade dificultada, os agricultores encontrarão impasses para escoar a produção. O que pode gerar perda de safras e diminuir a motivação dos trabalhadores para que continuem produzindo. Sem contar o transtorno que as vias com buracos e desníveis causam para a população da área rural que precisa se deslocar até a zona urbana. Por isso é importante essas manutenções”, ressalta o secretário.

O objetivo da SMAPA, após concluir essas manutenções em andamento, é o de iniciar a recuperação das estradas do Guaragi, que compreende um espaço de 30 quilômetros. Uma vistoria para identificar os principais problemas já foi feita na localidade para que os serviços possam ser realizados a partir das próximas semanas.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.