CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Prefeitura estuda universalização do transporte público

23 de Maio de 2019 às 15:03

por Rafisa Ramos
 
A iniciativa pretende desenvolver novos projetos e se espelhar em experiências exitosas de cidades do Brasil 
 
Na tarde de ontem (22), o prefeito Marcelo Rangel e o vereador Felipe Passos se reuniram com secretários municipais da Fazenda, Cláudio Grokoviski, e Planejamento, Celso Sant’Anna, para iniciar estudos inovadores na área de transporte público. A iniciativa tem a intenção de realizar a universalização do transporte na cidade de Ponta Grossa para todos os cidadãos.

Hoje, estimativas indicam que 65% do transporte público é usado por funcionários de empresas, onde estas realizam o custei, 5% estão nas gratuidades já previstas nos programas municipais (Feira Verde e Passe Livre, por exemplo), restando 30%, que é diretamente ligado aos usuários pagantes.

“Os estudos de universalização estão focados para este 30%, com recursos provenientes da adimplência dos impostos municipais. Na reunião realizamos primeiras tratativas para verificar a viabilidade desta proposta”, explica o secretário de Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Durante a reunião foi debatido que a universalização deve ser encarada não de forma imediatista, mas como um processo, políticas de inclusão social e principalmente melhora na infraestrutura do transporte público (acessibilidade, vias exclusivas, valorização de profissionais, melhores veículos, entre outros).

Seria necessário substituir os veículos a diesel, por ônibus elétricos ou biocombustíveis.  “Sabemos que para isso acontecer é necessário que o governo tome várias medidas, e envolva muitos técnicos para estabelecer um projeto viável e que possa sair do papel.

Nós estamos trabalhando com essas ações e podemos ver resultados em alguns projetos que já estão em andamento, os mais recentes são o Passe Verde, Passe Livre, a tarifa zerada para Idosos e deficientes que já são assegurados por lei”, destaca o prefeito Marcelo.

Muitas cidades vêm adotando essa forma de gerir o transporte público no Brasil, algumas delas já oferecem ônibus gratuitos a seus moradores, como Agudos, em São Paulo, Porto Real e Maricá, no Rio de Janeiro, Ivaiporã aqui no Paraná.

“Nesse sentido, é fundamental discutir o grande papel da inovação tecnológica para mobilidade urbana e sustentabilidade. Minha viagem até Buenos Aires mostrou que é viável ter um gasto menor com o combustível dos transportes públicos, agora precisamos verificar maneiras de trazer esses facilitadores para próximo de nós e assim conseguir baixar as tarifas e chegar no ideal, a universalização do transporte”, comenta Rangel.

É comprovado por especialistas em políticas públicas e economistas que o transporte gratuito pode trazer benefícios sociais e ajudar a reduzir o trânsito e que com vontade política e apoio da população, seria possível levar adiante um projeto nesse sentido. “Entre as alternativas interessantes estão um repasse de recursos do Estado e da União.

Também poderia haver um rearranjo dos gastos municipais, com a identificação de áreas em que poderiam ser feitos cortes para que os recursos sejam direcionados ao transporte gratuito”, comenta o vereador Felipe.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Lula inicia viagem a Espanha, Alemanha e Portugal

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Briga em velório após descoberta de traição viraliza nas redes sociais

2.

Prefeitura lançará licitação para pavimentar a Vila Liane

3.

Operário e Novorizontino empatam em 1 a 1 pela Copa Sul-Sudeste

4.

Lula inicia viagem a Espanha, Alemanha e Portugal

5.

Ex-presidente do BRB acertou propina de R$ 146 mi, diz Polícia Federal

6.

Acidente entre dois caminhões deixa um morto na BR-277

7.

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras irregulares no Brasil

8.

Ratinho responderá no TRE-SP por violência política contra deputada

9.

Prêmio de R$ 100 mil do Nota Paraná de abril vai para moradora de São Miguel do Iguaçu

10.

Páscoa Solidária beneficia 5.000 famílias em Ponta Grossa com cestas básicas e chocolates

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia