Agora1

Prefeitura entrega ampliação da escola Ernesto Guimarães Vilela, no Jardim Paraíso

7 de julho de 2022 - 11:30
Divulgação

Comunidade do Jardim Paraíso recebeu a inauguração da nova Escola Prefeito Ernesto Guimarães Vilela, que atende cerca de 300 alunos

A Prefeitura realizou nesta terça (05) a reinauguração da Escola Municipal Prefeito Ernesto Guimarães Vilela, no Jardim Paraíso. A unidade, que atende cerca de 300 alunos e possui 26 funcionários, recebeu investimentos de R$ 2 milhões para a construção de novas dependências e para a reforma de todas as instalações.

“O que vimos hoje aqui são muitas carinhas felizes, mostrando que são as donas do amanhã”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt, parabenizando os alunos da escola pelas apresentações realizadas. Ela também destacou a nova estrutura e benefícios para os estudantes.

“Para além do prédio, que ficou muito bonito, temos também o ônibus da leitura, que circula entre as escolas contando histórias, e o futuro Laboratório de Aprendizagem Criativa, que vai oferecer aulas de robótica e tecnologias, preparando os alunos para o futuro. Nós não estamos brincando de fazer as coisas serem bonitas, estamos cuidando do futuro de todos os alunos da escola, com uniforme, material escolar e esportivos, e também com grandes lições, que ficam na cabeça e no coração”, disse a prefeita.

“Somos novas no bairro e, quando trouxe minha filha, a escola nos acolheu, a diretora apresentou toda a escola, a professora, a turma. Estão sempre dispostas a ajudar, então eu realmente acho a escola maravilhosa” – Fabiane Aparecida Benck, mãe da aluna Adriele, do 3º ano.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destacou a parceria das famílias dos estudantes na vida escolar. “Temos um árduo desafio, que estamos enfrentando neste momento, que é a recomposição das aprendizagens de nossos alunos após esse período difícil pelo qual passamos, durante a pandemia. E a comunidade do Jardim Paraíso abraçou a escola e, graças a essa união, formamos uma grande linha de frente para superarmos todas as dificuldades, construindo cada vez mais essa escola que ensina e que humaniza”.

Júnior Machado, morador do Jardim Paraíso e ex-aluno da escola, afirma que a escola cresceu, está bonita e que isso representa muito para o bairro. “Vendo a escola como está hoje e o desenvolvimento na educação, fico muito feliz, porque são tempos difíceis e vemos que a educação em Ponta Grossa é muito valorizada. A comunidade cresceu e a escola cresceu junto. A gente lembra o que viveu ali e fica muito feliz porque existe uma evolução”, relata Júnior.

Obra

A escola foi reformada e ampliada, contando agora com pátio coberto e quadra poliesportiva, 12 salas de aula, biblioteca, depósito, secretaria, salas de arquivos, salas para direção e pedagoga, duas baterias de banheiros, papelaria, almoxarifado, salas dos professores, banheiros adaptados, cozinha, refeitório, pré-lavagem, despensa, louceiro, banheiros para funcionários e área de serviço.

A diretora da unidade, professora Regina de Fátima Neumann, quebrou o protocolo do evento e discursou em forma de música durante a inauguração. “Hoje queremos agradecer/ aos gestores municipais/ por investirem em nossa escola/ os do passado e os atuais”, cantou ela, no ritmo sertanejo de raiz, e agradeceu. “Comunidade aqui presente/ é importante nossa união/ a parceria e o diálogo/ pois é parte da nossa missão”. Ela também homenageou os funcionários da escola e sua fala. “Se hoje nossa está bonita e aconchegante, é porque tem o dedinho de cada um dos funcionários, em cada canto de nossa escola, buscando um ensino de excelência”, agradeceu ela.

Homenagem

Durante a cerimônia, foi respeitado um minuto de silêncio em respeito ao menino Gabriel Teles da Silva, 10 anos, que falecera no dia anterior. Gabriel, que era estudante do 5º ano na Escola Municipal Marly Camargo Chiafitela, estava internado no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, onde recebia tratamento e aguardava um transplante de coração. Ele também foi homenageado pela prefeita Elizabeth Schmidt e pela secretária Simone, em discurso de ambas.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.