Agora1

Prefeitura assina convênio para a criação do Condomínio Lição de Vida

5 de julho de 2018 - 18:03

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Prolar, realizou, na manhã de hoje (05), a assinatura de um convênio com o governo do estado para a criação do primeiro ‘Condomínio da Melhor Idade’ no município.

O investimento de mais de 5 milhões de reais, viabilizado em parceria com a Cohapar e o governo do estado do Paraná, será investido na construção de cerca de 40 casas no bairro de Uvaranas destinadas a idosos cadastrados junto à Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar).

De acordo com o diretor-presidente da Prolar, Dino Schrutt, esse é o primeiro conjunto habitacional voltado para a população da terceira idade do município. Ele conta que a iniciativa integrará o projeto ‘Morar Bem Terceira Idade’ do estado do Paraná que, em Ponta Grossa, receberá o nome ‘Condomínio Lição de Vida’.

“O Paraná está inovando e Ponta Grossa se coloca como pioneira nessa área, com a possibilidade de implementação de quatro projetos na cidade. Cada um desses empreendimentos irá comportar de 40 a 70 residências de aluguel social, possibilitando o atendimento até 600 famílias ao todo.

Nesse nosso primeiro empreendimento serão investidos 5 milhões na construção de 40 casas para a terceira idade no bairro de Uvaranas, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Parque dos Sábias,” explica.

“Essa é uma iniciativa muito importante porque a população está envelhecendo e aquelas famílias que ainda não foram atendidas na área de habitação de interesse social no município precisam de um produto que seja específico pra elas. Todas as unidades serão próximas das unidades de saúde e poderão contar com todo um suporte para que as famílias sejam atendidas de forma ampla e digna”, completa Schrutt.

Segundo o diretor de programas e projetos da Cohapar, Orlando Agulham, um dos principais objetivos da parceria entre o estado e a Prolar é a possibilidade de oferecer moradias dignas a pessoas acima de 65 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

“A governadora Cida Borghetti decidiu atender pessoas em situações de vulnerabilidade acima de 65 anos, que vão poder morar em um condomínio onde terão segurança, assistência médica, horta, academia para a terceira idade, etc. O que nos estamos buscando nesse projeto é promover uma velhice com dignidade para essas pessoas acima de 65 anos”, declara.

Durante o evento, o prefeito Marcelo Rangel salientou a importância da parceria entre o município e estado, responsável pela viabilização do projeto em Ponta Grossa. “Era um sonho do nosso governo a criação de um condomínio da melhor idade e, com iniciativa do governo do estado em promover um projeto semelhante em diversas regiões, a Prolar irá realizar esse sonho.

Para isso, a Prefeitura de Ponta Grossa irá doar o terreno, avaliado em cerca de um milhão de reais, além de oferecer toda a estrutura e apoio para as pessoas da melhor idade que farão parte do nosso condomínio ‘Lição de Vida. Fico muito feliz em poder contribuir para a valorização mais que merecida dessa parcela da população que ajudou a construir a nossa cidade, que hoje é destaque no país inteiro”, conclui Rangel.

Parque de Olarias

Na cerimônia a governadora do estado também homologou oficialmente as obras de paisagismo e arruamento do Parque de Olarias, que utilizarão emenda parlamentar do deputado estadual Hussein Bakri para transformar o lago em um espaço de lazer voltado à cultura, esporte e entretenimento. Segundo o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’Anna, as obras devem iniciar nos próximos dias.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.