Agora1

Prefeitura anuncia selecionados para intercâmbio na República Tcheca

17 de agosto de 2019 - 10:22

Ao todo, 125 estudantes participaram do processo seletivo. A previsão de embarque dos 20 selecionados é no início de setembro

Na tarde desta sexta-feira (16), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) realizou a cerimônia de anúncio e certificação dos estudantes selecionados da primeira turma do Programa de Qualificação Internacional (PQI), projeto que oportunizará o intercâmbio de 20 estudantes em indústrias da República Tcheca. O evento aconteceu no Conservatório Maestro Paulino e contou com a presença dos selecionados, familiares e autoridades.

Ao todo, participaram do processo seletivo 125 estudantes de instituições públicas e privadas que estavam de acordo com as condições do programa: matriculados nos cursos de ensino superior em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica-Eletrônica e Produção a partir do 4º ano, ou 7º período; fluência comprovada em inglês e currículo de acordo com o modelo preposto pela comissão. Todos os inscritos que cumpriam com os requisitos foram entrevistados em inglês pelo representante das empresas contratantes e das instituições de ensino superior. A seleção final ficou sob responsabilidade da Tatra Motors e Brano Group, empresas contratantes.

De acordo com o secretário da SMICQP, José Loureiro, a equipe trabalha agora nos trâmites para a viagem dos estudantes selecionados, com a expectativa de embarque no mês de setembro. “Estamos enviando 20 estudantes preparados e aptos para o intercâmbio e que voltarão ainda mais qualificados para o mercado do trabalho, com a possibilidade também de crescimento nas próprias indústrias”, afirma. Em maio deste ano em visita ao município, representantes da Tatra Motors sinalizaram interesse em instar uma unidade da automotiva em Ponta Grossa. As tratativas para a instalação seguem avançadas.

Durante a cerimônia, o prefeito Marcelo Rangel parabenizou todos os escolhidos e ressaltou a importância do projeto para todos os munícipes. “Nunca houve nada parecido em Ponta Grossa. Estamos transformando pessoas, vidas, famílias e abrindo as portas do nosso município para novas oportunidades de qualificação profissional internacional”, ressalta.

Segundo o estudante de Engenharia de Produção, Caio Ferreira, a escolha foi uma grata surpresa. “Esta é uma grande oportunidade de trabalhar e entender o funcionamento de uma grande indústria no exterior”, afirma. Para Helena Ortiz Bruno, mãe de outro estudante selecionado no programa de qualificação, apesar da distância as expectativas são grandes. “Um ano passo rápido e é um grande investimento e crescimento para a vida dele”, informa.

Confira a lista dos estudantes selecionados:

Victor Vaurek Dimbarre – Engenharia Mecânica
Maria Carolina Leitão Czerwonka – Engenharia Mecânica
Igor Teixeira – Engenharia Mecânica
Luiz Antonio Perotti da Silveira – Engenharia Mecânica
Thomas Ribeiro de Campos Bordignon – Engenharia Mecânica
Gabriel Medeiros Bozza – Engenharia Mecânica
Marcelo Augusto Alves Pinto – Engenharia Mecânica
Matheus Cardoso Miyamoto – Engenharia Mecânica
Karine Cabrera Santana – Engenharia Mecânica
André Renan Mayer – Engenharia Mecânica
Arnaldo Jacob Neto – Engenharia Mecânica
Caio Ferreira – Engenharia de Produção
Regis Oscar Land – Engenharia de Produção
Gabriela Costa Slompo – Engenharia de Produção
Fernanda Alaide de Oliveira – Engenharia Elétrica/Eletrônica
Lucas Borges Mlynarczuk – Engenharia Elétrica/Eletrônica
Vinicios Roberto Soares – Engenharia Elétrica/Eletrônica
Thiago Fellipe Ortiz de Camargo – Engenharia Elétrica/Eletrônica
Kelvin Tomaszewski – Engenharia Elétrica/Eletrônica
Vynycius Luiz Marra Ribas – Engenharia Elétrica/Eletrônica

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.