Agora1

Prefeita Elizabeth apresenta PPP de Iluminação Pública a investidores, em Brasília

21 de março de 2023 - 17:55

Viagem tem por objetivo buscar investidores na prestação de serviço de iluminação pública da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Município, que prevê a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED

Nesta terça-feira (21), a prefeita Elizabeth Schmidt está em Brasília em evento da Caixa Econômica Federal. O motivo da viagem é buscar investidores e empresas interessadas na prestação de serviços de iluminação pública por meio da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Município, que prevê a modernização de 50 mil pontos da iluminação pública da cidade, com a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED.

“Essa etapa de apresentação da PPP é essencial, pois torna público nosso edital aos investidores e interessados. Teremos uma apresentação técnica para mostrar a importância desse investimento na infraestrutura e desenvolvimento de Ponta Grossa”, explica a chefe do Executivo.

O edital da concorrência foi publicado na última sexta-feira (17) e a sessão pública do leilão está prevista para acontecer dia 11 de maio, na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo. A PPP para Concessão dos serviços de iluminação pública terá duração de 13 anos na cidade e serão investidos cerca de R$ 60 milhões pelo parceiro privado com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes. A Prefeitura será responsável pela gestão do contrato, assegurando que o projeto atenda às particularidades e demandas da população.

A prefeita está acompanhada pela presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, do secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski e do procurador-geral do município, Gustavo Schemim da Matta.

Cidade inteligente

Ponta Grossa conta com 3% de iluminação pública em LED, sendo mais de 90% a base de vapor metálico, de sódio e mercúrio. Essa substituição resultará em uma economia de mais de 44% de eficientização (redução da conta de energia) com substituição de 100% das lâmpadas antigas por tecnologia LED com atendimento pleno a norma e redução na emissão de mais de 1.000 toneladas de gás carbônico ao ano.

Além disso, mais de 800 faixas de pedestres contarão com uma iluminação exclusiva e mais de 12 mil lâmpadas terão monitoramento remoto, com atendimento da expansão anual e demanda reprimida no Município para iluminação pública.

O projeto prevê ainda a iluminação cênica nas principais igrejas, praças, colégios, como a Catedral de Sant’Ana, a Mansão Vila Hilda e o Monumento ao Tropeirismo.

Transparência

Todos os documentos e informações da PPP de Ponta Grossa estão disponíveis no site https://consultapublica.pontagrossa.pr.gov.br

Realização

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública é liderada pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento (Vale dos Trilhos), e comissão técnica das secretarias municipais de Infraestrutura e Planejamento, Serviços Publicos, Fazenda e Procuradoria Geral do Município.

A assessoria técnica é realizada pela Caixa Econômica Federal com apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil. Os estudos contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.