Agora1

Prédio histórico no Parque Ambiental será sede da Policia Militar

29 de julho de 2020 - 18:20
Por Mariana Galvão Noronha e Marrara Laurindo

A Prefeitura de Ponta Grossa oficializou hoje (29) que realizará cessão do imóvel onde fica instalada a Casa da Memória para abrigar a  1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar no Parque Ambiental. Com a medida, a Polícia Militar terá melhor estrutura para garantir a segurança na região central e demais área de Ponta Grossa. A 1ª Cia da PM deixará a atual base, próxima à passarela, e ficará instalada no edifício histórico próximo ao Terminal Central. A Casa da Memória contará com novas instalações para seu acervo.

“Em decisão conjunta com o Comandante Bezerra, o Governo do Estado e Prefeitura, ficou decidida a cessão do imóvel no Parque Ambiental para a PM, que estando ali com sua sede, terá melhor logística para deslocamento das viaturas, para atendimento popular e para dar proteção a região central da cidade, inclusive para o Parque Ambiental, que vai se tornar o local mais seguro da nossa cidade. Com o Governo do Estado, Polícia Militar e Prefeitura, vamos garantir nova estruturação e conservação desse edifício histórico”, comemorou o prefeito, Marcelo Rangel.

A Casa da Memória, que ocupava a Estação Paraná desde 1995, foi transferida em outubro 2019, de maneira provisória, para um novo prédio. A nova sede fica localizada na rua Ermelino de Leão, em frente à Feira do Produtor. Com uma área bem mais ampla, o novo local conta com quatro pavimentos, que estão sendo ocupados com os acervos de documentos, jornais, fotografias, chapas de vidro, objetos e livros. O edifício da Estação Paraná está vazio desde a mudança de endereço da Casa da Memória.

A proposta é que o acervo da Casa da Memória seja instalado futuramente de forma definitiva na Mansão Vila Hilda, que abrigará ainda um museu. Para isso, a Fundação Municipal de Cultura também deve ser transferida para novo prédio.

Estação Paraná

De estilo eclético, o prédio foi inaugurado em 1894, para ser sede da primeira Estação Ferroviária de Ponta Grossa. Servia de embarque e desembarque de passageiros, bem como para o transporte de cargas. Em 1906, depois da construção do terceiro prédio, a estação passou a abrigar a parte administrativa de rede até a década de 70, quando começaram a ser retirados os trilhos da área central da cidade.

A importância desse edifício, que foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990, está ligada à sua beleza arquitetônica e também por inaugurar na região o transporte ferroviário. Com a retirada dos trilhos do centro da cidade, a estação foi desativada e em 1995 foi inaugurada no local a Casa da Memória de Ponta Grossa.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.