CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Prédio histórico no Parque Ambiental será sede da Policia Militar

29 de julho de 2020 às 15:20

Prédio histórico no Parque Ambiental  será sede da Policia Militar
Por Mariana Galvão Noronha e Marrara Laurindo
A Prefeitura de Ponta Grossa oficializou hoje (29) que realizará cessão do imóvel onde fica instalada a Casa da Memória para abrigar a  1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar no Parque Ambiental. Com a medida, a Polícia Militar terá melhor estrutura para garantir a segurança na região central e demais área de Ponta Grossa. A 1ª Cia da PM deixará a atual base, próxima à passarela, e ficará instalada no edifício histórico próximo ao Terminal Central. A Casa da Memória contará com novas instalações para seu acervo.

“Em decisão conjunta com o Comandante Bezerra, o Governo do Estado e Prefeitura, ficou decidida a cessão do imóvel no Parque Ambiental para a PM, que estando ali com sua sede, terá melhor logística para deslocamento das viaturas, para atendimento popular e para dar proteção a região central da cidade, inclusive para o Parque Ambiental, que vai se tornar o local mais seguro da nossa cidade. Com o Governo do Estado, Polícia Militar e Prefeitura, vamos garantir nova estruturação e conservação desse edifício histórico”, comemorou o prefeito, Marcelo Rangel.

A Casa da Memória, que ocupava a Estação Paraná desde 1995, foi transferida em outubro 2019, de maneira provisória, para um novo prédio. A nova sede fica localizada na rua Ermelino de Leão, em frente à Feira do Produtor. Com uma área bem mais ampla, o novo local conta com quatro pavimentos, que estão sendo ocupados com os acervos de documentos, jornais, fotografias, chapas de vidro, objetos e livros. O edifício da Estação Paraná está vazio desde a mudança de endereço da Casa da Memória.

A proposta é que o acervo da Casa da Memória seja instalado futuramente de forma definitiva na Mansão Vila Hilda, que abrigará ainda um museu. Para isso, a Fundação Municipal de Cultura também deve ser transferida para novo prédio.

Estação Paraná

De estilo eclético, o prédio foi inaugurado em 1894, para ser sede da primeira Estação Ferroviária de Ponta Grossa. Servia de embarque e desembarque de passageiros, bem como para o transporte de cargas. Em 1906, depois da construção do terceiro prédio, a estação passou a abrigar a parte administrativa de rede até a década de 70, quando começaram a ser retirados os trilhos da área central da cidade.

A importância desse edifício, que foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990, está ligada à sua beleza arquitetônica e também por inaugurar na região o transporte ferroviário. Com a retirada dos trilhos do centro da cidade, a estação foi desativada e em 1995 foi inaugurada no local a Casa da Memória de Ponta Grossa.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Sergio Moro lidera para governo do Paraná; diz pesquisa

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Professora é presa após fazer sexo com adolescente: "Marido descobriu"

2.

Jogos do Brasil na Copa 2026: veja as datas e horários das partidas

3.

Ex-vereador condenado por prática de "rachadinha" tem prisão decretada no Paraná 

4.

Mercado da Família chega a 30 pontos credenciados e fortalece acesso às famílias nos bairros

5.

Empresária  é encontrada morta em bairro de Ponta Grossa 

6.

Duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati segue avançando nos serviços de terraplenagem

7.

Mulher vai procurar emprego e descobre que está registrada como presidente da República

8.

Sergio Moro lidera para governo do Paraná; diz pesquisa

9.

Inscrições seguem abertas para praça de alimentação e espaços comerciais do IV Festival de Balonismo

10.

Saúde orienta como diferenciar doenças respiratórias com queda de temperaturas no Paraná

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia