CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Prédio histórico no Parque Ambiental será sede da Policia Militar

29 de Julho de 2020 às 15:20

Prédio histórico no Parque Ambiental  será sede da Policia Militar
Por Mariana Galvão Noronha e Marrara Laurindo
A Prefeitura de Ponta Grossa oficializou hoje (29) que realizará cessão do imóvel onde fica instalada a Casa da Memória para abrigar a  1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar no Parque Ambiental. Com a medida, a Polícia Militar terá melhor estrutura para garantir a segurança na região central e demais área de Ponta Grossa. A 1ª Cia da PM deixará a atual base, próxima à passarela, e ficará instalada no edifício histórico próximo ao Terminal Central. A Casa da Memória contará com novas instalações para seu acervo.

“Em decisão conjunta com o Comandante Bezerra, o Governo do Estado e Prefeitura, ficou decidida a cessão do imóvel no Parque Ambiental para a PM, que estando ali com sua sede, terá melhor logística para deslocamento das viaturas, para atendimento popular e para dar proteção a região central da cidade, inclusive para o Parque Ambiental, que vai se tornar o local mais seguro da nossa cidade. Com o Governo do Estado, Polícia Militar e Prefeitura, vamos garantir nova estruturação e conservação desse edifício histórico”, comemorou o prefeito, Marcelo Rangel.

A Casa da Memória, que ocupava a Estação Paraná desde 1995, foi transferida em outubro 2019, de maneira provisória, para um novo prédio. A nova sede fica localizada na rua Ermelino de Leão, em frente à Feira do Produtor. Com uma área bem mais ampla, o novo local conta com quatro pavimentos, que estão sendo ocupados com os acervos de documentos, jornais, fotografias, chapas de vidro, objetos e livros. O edifício da Estação Paraná está vazio desde a mudança de endereço da Casa da Memória.

A proposta é que o acervo da Casa da Memória seja instalado futuramente de forma definitiva na Mansão Vila Hilda, que abrigará ainda um museu. Para isso, a Fundação Municipal de Cultura também deve ser transferida para novo prédio.

Estação Paraná

De estilo eclético, o prédio foi inaugurado em 1894, para ser sede da primeira Estação Ferroviária de Ponta Grossa. Servia de embarque e desembarque de passageiros, bem como para o transporte de cargas. Em 1906, depois da construção do terceiro prédio, a estação passou a abrigar a parte administrativa de rede até a década de 70, quando começaram a ser retirados os trilhos da área central da cidade.

A importância desse edifício, que foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990, está ligada à sua beleza arquitetônica e também por inaugurar na região o transporte ferroviário. Com a retirada dos trilhos do centro da cidade, a estação foi desativada e em 1995 foi inaugurada no local a Casa da Memória de Ponta Grossa.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

De ‘Novinhos’ a ‘Super Articulados’, Ponta Grossa terá mais 40 novos ônibus

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Pesquisadores encontram nova espécie de perereca

2.

Escola que homenageou Lula, Acadêmicos de Niterói fica em último e é rebaixada

3.

De ‘Novinhos’ a ‘Super Articulados’, Ponta Grossa terá mais 40 novos ônibus

4.

Aeronave que transportava vice-governador Darci Piana faz pouso forçado em fazenda de Imbituva 

5.

Mulher tenta matar o filho e usa filhas como escudo para fugir

6.

Vini Jr denuncia caso de racismo em Liga dos Campeões; "fui chamado de macaco"

7.

Ivete se declara para Daniela Mercury no Carnaval de Salvador

8.

Morte de médica gera comoção no Paraná

9.

Restauração em concreto da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 33,5%

10.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia