Agora1

Ponta Grossa ganha semana de incentivo à doação de órgãos

3 de julho de 2018 - 18:58

Lei de Rudolf ‘Polaco’ (PPS) foi sancionada e garante ações de conscientização sobre o tema.

A lei municipal 13.189/2018, de autoria do vereador Rudolf Polaco (PPS), cria a semana de incentivo à doação de órgãos em Ponta Grossa. A proposta foi sancionada pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) na última segunda-feira (2) e deverá contribuir para a implementação de uma política pública efetiva na cidade para incentivar e conscientizar a população sobre a doação de órgãos.

A medida foi aprovada, em duas discussões no Legislativo, com direito a elogios dos parlamentares. A lei, sancionada sem vetos, prevê que a semana seja comemorada no dia que inclui o dia 27 de setembro, em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. A semana deverá ser marcada por palestras, seminários e conferências, realizados pelo município, com o intuito de discutir o tema junto à população.

Na visão de Rudolf, a proposta garantirá um avanço significativo do setor. “Parte considerável da população tem pouco conhecimento sobre a doação de órgãos, ou simplesmente desconhece essa possibilidade e só tem contato com o caso em um momento de dor, com a partida de um ente querido. Defendo que o tema seja alvo de amplo debate para que possamos ampliar as doações”, contou Rudolf.

O vereador lembrou ainda que com a instalação do Serviço Aero-Médico em Ponta Grossa, base que conta com um helicóptero, a possibilidade de transporte de órgãos doados é fortalecida. “Com a melhoria da estrutura, temos agora que viabilizar uma conscientização maior da população para discutir o tema e intensificar as doações”, destaca o vereador que é líder do Governo na Câmara.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.