Agora1

Pesquisa da Quaest aponta Ratinho empatado com Lula para 2026

6 de junho de 2025 - 09:04
Reprodução

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5/6), os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR) cresceram nas intenções de voto e agora aparecem empatados tecnicamente com o presidente Lula em um eventual segundo turno.

Tarcísio subiu de 37% para 40% desde março, enquanto Lula oscilou de 43% para 41%. Nesse cenário, 14% dizem que votariam em branco ou nulo e 5% estão indecisos.

Ratinho também cresceu três pontos e alcançou 38%, contra 40% de Lula. Brancos e nulos somam 17%, e indecisos, 5%.

Tarcísio é visto como o nome favorito de setores do mercado e de partidos do Centrão para suceder o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), hoje inelegível.

Apesar disso, o paulista afirma que pretende disputar a reeleição ao governo de São Paulo. Já Ratinho busca viabilizar uma candidatura, mas enfrenta resistência dentro do PSD, que pode apoiar Tarcísio se ele entrar na disputa.

Eduardo Leite, também do PSD e recém-filiado, aparece com 36% contra 40% de Lula — empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Entre os nomes ligados à família Bolsonaro, Michelle aparece empatada tecnicamente com Lula: 43% para o presidente, 39% para ela. Já Eduardo Bolsonaro fica mais distante, com 34%, frente aos 44% de Lula.

Outros governadores, como Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), também subiram, mas ainda ficam atrás do presidente. Ambos têm 33%, contra 42% e 43% de Lula, respectivamente.

A pesquisa mostra ainda que o único nome a empatar numericamente com Lula é o do próprio Bolsonaro — ambos com 41%.

Porém, o ex-presidente está inelegível e enfrenta a possibilidade de prisão por denúncias relacionadas à tentativa de golpe de 2022.

A sondagem presencial ouviu 2.004 eleitores em 120 cidades, entre 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.

Confira a pesquisa da Quaest na íntegra:

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.