Agora1

Pesca é liberada no Paraná após pedido de Bacil na alteração do período da piracema

21 de fevereiro de 2020 - 10:31
Reprodução

Foi liberado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná a pesca em todo o estado. Segundo a secretaria, entende-se que a piracema já terminou no mês de fevereiro.

O secretário Marcio Nunes, do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, liberou a pesca nos rios e lagos paranaenses. Em comunicado feito através de vídeo, Nunes disse que já comunicou o Coronel Péricles- Comandante Geral da Polícia Militar, o Coronel Adilson Comandante da Força Verde sobre a decisão. Eles estarão orientando os pescadores, principalmente os que estão em rios fora da jurisdição estadual.

“Vocês tem o dever de entrar em contato com todos os responsáveis pela Força Verde para que não ocorra nenhum tipo de transtorno no dia de amanhã até o dia 1 de março, mostrando a resolução e explicando que os peixes exóticos e alóctones estão liberados a pesca o ano todo. Mas como o anzol está na água nunca se sabe o que vamos pegar. Se o pescador pescar um peixe nativo, nos rios de jurisdição federal, por exemplo, Paraná e Paranapanema, esse peixe deve ser solto imediatamente. Na modalidade pesca e solte. Peço a cada um de vocês empenho excepcional de para divulgar a verdade e não deixar que distorçam um fato que vai colocar o turismo e a pesca esportiva do Paraná em outro patamar”.

O deputado estadual Emerson Bacil comemorou a decisão do governo.

“Agradeço ao secretário Márcio Nunes, e todo o governo Ratinho Jr, e destaco a importância desta mudança que, conforme estudos, mostra que já no mês de fevereiro se findou a Piracema. Diante disso, e após atendido o pedido, está alterado o período e permitida a pesca, dentro das condições legais. Boa pescaria”, disse Bacil.

A solicitação foi feita através do deputado Bacil que altera o período da Piracema no Paraná, e passa a ser entre o dia 1º de outubro e 1º de fevereiro.

“Como defeso da Piracema (proibida a pesca de espécies nativas), no Estado do Paraná. Antecipar em um mês dá oportunidade, aos amantes da pescaria de toda nossa região e Estado, de se divertir no período de Carnaval”, frisou o deputado.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.