Agora1

TRANSPORTE COLETIVO: AMTT cria Portal que explica a definição da tarifa

2 de fevereiro de 2016 - 18:17

Você sabe como é feito o cálculo que define os valores das tarifas do transporte coletivo em Ponta Grossa? E como é feito o contrato do serviço para o município? Essas e demais questões, que são constantemente perguntadas pela população, podem ser esclarecidas, a partir do Portal da Transparência do Transporte Urbano da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), lançado nesta terça-feira.
A página pode ser acessada no endereço www.pontagrossa.pr.gov.br/amtt/transparencia. Lá são encontradas informações referentes às planilhas de custos do transporte urbano, os contratos de concessão para operação do serviço público de transporte coletivo urbano, o número de passageiros, os quilômetros rodados por cada veículo da frota e IPK (Indice de Passageiros por Quilômetros), a metodologia de cálculo tarifário, a legislação e os quilômetros executados por veículos. “Mostramos os insumos que impactam na composição da tarifa do transporte coletivo”, diz o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski. Segundo ele, as informações estão no Portal de forma clara, para que todos possam entender como é feito este cálculo. “Trabalhamos nesta ferramenta para que não hajam dúvidas sobre este processo. Queremos que, ao abrir o site, a pessoa veja a planilha e a compreenda”.
A ferramenta traz informações sobre o atual contrato de serviço de transporte coletivo entre município e concessionária, com seus aditivos e metodologias de cálculo tarifário. Estão expostas a planilha explicativa da tarifa, as notas fiscais dos insumos que a compõem, comprovantes de quilometragem rodada pelos veículos, demonstrativos do número de passageiros por categoria e demais documentos relevantes. O Portal mostra ainda o que a tarifa remunera, apresentando os gastos com insumos, pessoal, combustível, manutenção, veículos.
Além disso, está disponível o número de passageiros que utilizam o sistema, mostrando quantos pagam a tarifa em dinheiro, quantos utilizam o cartão transporte, quantos pagam meia tarifa. Sobre o benefício do Passe Livre, a página informe os nomes de todos os beneficiários, os números de seus cartões, os saldos utilizados e os que ainda restam. “Demos um passo importante com o Portal da Transparência do Transporte. Além de proporcionar segurança para os atos administrativos, a transparência assegura à população o embasamento necessário para juntos discutirmos e debatermos os valores das tarifas e também demais questões importantes, como melhorias no sistema”, disse o prefeito Marcelo Rangel, durante a apresentação do Portal.
“Trabalho com transporte público há mais de 20 anos e atuo também no Conselho Municipal de Transporte e nunca vi tantas informações de serviços de uma cidade tão disponível. Esse realmente é um portal da transparência”, disse o diretor da VCG, Gilson Forlin, presente na apresentação do Portal da Transparência.
Helmiro Bobeck, presidente do Conselho Municipal de Transporte, também parabenizou a AMTT e a prefeitura de Ponta Grossa pelo serviço disponível. “Já consultei os dados pelo Portal e realmente toda a documentação está pertinente. A gente sente esta evolução e esta disponibilidade da AMTT de mostrar esta transparência. Estamos satisfeitos com o trabalho realizado até aqui agora”. Bobeck também elogiou o trabalho que vem sendo realizado no transporte público de Ponta Grossa. “Posso dizer que foi o melhor trabalho feito por todos os governos que eu passei, desde 1988, quando acompanho esse processo. Esses assuntos são debatidos permanentemente dentro do Conselho, então a gente reconhece tudo isso e tem dito isso nos diversos debates. Hoje eu posso dizer, pelo o que a gente visitou, país afora, que temos um dos melhores sistemas de transporte”.

0202_portal_transparencia

Imagem/ Divulgação

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.