Agora1

Obras previstas para a Copa do Mundo são entregues na RMC depois de 6 anos

28 de julho de 2020 - 09:40
Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), concluiu e entregou a obra na Avenida das Américas, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A entrega simbólica foi nesta segunda-feira (27).

Retomada em outubro de 2019, é a primeira a ser entregue por esta gestão, dentre as obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, mas que haviam sido paralisadas.

Foram investidos cerca de R$ 5,5 milhões no trecho de aproximadamente 3,4 quilômetros, que contempla semáforos, iluminação pública, pavimentação com a respectiva sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura), além de melhorias no calçamento.

TRANSPORTE – A obra traz diversas melhorias principalmente para o transporte coletivo, com a liberação total da canaleta exclusiva para ônibus ligando os terminais de São José dos Pinhais e Boqueirão, em Curitiba, beneficiando linhas importantes como São José/Boqueirão, Centro São José/Terminal Boqueirão, Aeroporto/Terminal Boqueirão e Terminal Afonso Pena/Terminal Boqueirão, que juntas transportam cerca de 19 mil usuários todos os dias.

A via é dotada também de uma tecnologia que permitirá a sincronização dos semáforos com a passagem dos ônibus do transporte coletivo, permitindo que eles tenham prioridade no cruzamento das vias e ganhem assim tempo no seu deslocamento. Com a utilização total da canaleta, este ganho na ligação entre os dois terminais deverá ser de aproximadamente 5 minutos.

ILUMINAÇÃO E CICLOVIA – Outro destaque é a substituição da iluminação, toda feita em lâmpadas de LED com maior eficiência luminotécnica e energética, e que proporcionam ainda maior economia de energia e financeira. O projeto incluiu a instalação de tubulação, fiação, 272 postes e 132 luminárias.

A obra contemplou, também, a implementação de uma ciclovia. Adicionando cerca de 2 quilômetros na malha viária de São José dos Pinhais e possibilitando a conexão com a ciclovia da Avenida Marechal Floriano Peixoto, em Curitiba.

O presidente da Comec, Gilson Santos ressalta a importância da obra e da sua retomada para a região. “É mais uma obra emblemática que, infelizmente, por todo seu histórico trouxe diversos transtornos para a região”, disse ele.

“Foi determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior que tratássemos esse tema com prioridade absoluta e graças a um grande esforço finalmente conseguimos concluí-la”, afirmou.

Santos enfatiza que a obra na Avenida das Américas e as demais que estão sendo finalizadas darão outra dinâmica para a mobilidade na região e, consequentemente, no acesso ao aeroporto. “A população poderá, finalmente, contar com os benefícios de todo esse investimento que, sem sombra de dúvidas, foi muito custoso”, diz ele.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.