Agora1

Novo hospital Paulo Fortes terá obra finalizada ou não? Entenda a situação

31 de março de 2023 - 21:11
Reprodução

Está na fase final o processo para liberar o montante de R$ 4.753.660,76, verba necessária para reajustar os valores do Convênio assinado em maio de 2018, entre o próprio hospital e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Seguida da ordem de serviço destravada por Emerson Bacil quando deputado estadual e assinada no “apagar das luzes” e eminência de perder o recurso para iniciar a construção.

Sem o empenho de Bacil, possivelmente o recurso seria devolvido e o sonho do novo hospital esquecido. O trabalho jurídico sobre as 4.317 páginas de um longo processo licitatório (e jurídico), apontou estar tudo certo para o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinar a ordem de serviço, em agosto de 2019, e iniciar a construção do novo Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes.

Ainda quando deputado, Emerson Bacil, reforçado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, pediu o reajuste dos valores por conta da alteração de preços de materiais de construção devido à pandemia de covid-19. “Tivemos ajuda do deputado Traiano, pois era necessário revisar os valores e, então, trazemos a notícia da garantia do recurso para concluir o hospital”, destaca Bacil.

Antes de Bacil ser deputado, Traiano garantiu o recurso para a obra. Agora ambos atuaram politicamente para colocar a proposição ao governo. O processo está tramitando na Procuradoria Geral do Estado (PGE). “Liberado, teremos a garantia da conclusão do hospital e passamos a discutir o funcionamento”, acrescenta Emerson Bacil. Isso porque, a após a obra pronta, carece de equipamentos.

O projeto do hospital prevê 52 leitos adultos; dez infantis de internação; 02 salas cirúrgicas; salas de exames (raios-X, tomografia, mamografia, ultrassonografia). Ainda, enfermarias Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP) e espaço para apoio técnico e logístico. Também, espaço para ampliação e acoplar Pronto Atendimento (PA) e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, futuramente.

“Desde 2007, se espera por um arco cirúrgico. Há 15 anos aguardado um Centro Cirúrgico. Com nossa intervenção garantimos esses equipamentos quando deputado. Certamente vai fazer grande diferença para o atendimento em toda a região, especialmente aos são-mateuenses. Mesmo há tanto tempo longe do mandato, o trabalho segue trazendo resultados. Isso me deixa muito feliz”, frisa Bacil.

Outra melhoria prevista é ter à disposição UTIs. “São Mateus do Sul e região não apenas merece como precisa dessas Unidades de Terapia Intensiva. Não podemos mais ficar levando tantos pacientes, em situação de urgência e extrema urgência, para outras cidades. Podemos e vamos ter aqui. No que depender do meu trabalho e dedicação estarei vigiando a conclusão da obra e a instalação futura das UTIs”, completa Bacil.

Da redação Cultura Sul

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.