CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

No contexto da Cúpula do Clima, Lula recebe autoridades para reuniões bilaterais

6 de novembro de 2025 às 18:36

Publicidade
No contexto da Cúpula do Clima, Lula recebe autoridades para reuniões bilaterais
Ricardo Stuckert / PR

A agenda oficial para esta quinta (6) contou também com a abertura da Cúpula dos Líderes e um almoço oferecido aos Chefes de Estado e de Governo dos países integrantes do Fundo de Florestas Tropicais (TFFF), oficialmente lançado hoje


Neste primeiro dia de Cúpula do Clima, em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantem reuniões bilaterais com diversos líderes, entre eles o presidente da França, Emmanuel Macron, o Príncipe de Gales, Príncipe William, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.

O encontro do presidente brasileiro com os representantes do Reino Unido aproximou os países em torno de agendas comuns como sustentabilidade, minerais críticos, inovação e descarbonização da matriz energética.

Ao destacar o papel do Brasil na construção de soluções energéticas de baixo carbono, foram apresentadas iniciativas conduzidas pelo Governo do Brasil para acelerar uma transição energética justa e inclusiva. Entre os temas abordados, estiveram o fortalecimento das fontes renováveis, a modernização das redes elétricas, a descarbonização de sistemas isolados e o avanço da economia do hidrogênio, áreas de interesse convergentes entre os dois países.

Já em reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron, o destaque foi a aproximação entre os dois países em agendas estratégicas como energia nuclear e minerais estratégicos.

54906747889_da318fffe8_o.jpg

Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas conduzidas pelo Governo do Brasil para mitigar os cortes de geração renovável e reduzir os impactos aos geradores e consumidores. Na pauta bilateral, Brasil e França trataram da ampliação da cooperação no campo da energia nuclear, considerada estratégica para a conclusão da usina Angra 3. Outro tema de destaque foi o avanço das políticas de biocombustíveis e hidrogênio de baixa emissão.

Leia também:
• No Museu Goeldi, em Belém, Lula recebe líderes de oito países para reuniões bilaterais
• Lula defende superação do egoísmo para que o mundo enfrente a urgência climática


Na quarta-feira (5), o presidente Lula participou de bilaterais no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A agenda oficial previu nove encontros, sendo oito reuniões bilaterais com os presidentes do Congo, da Finlândia, do Suriname, de Comores e de Honduras, além do primeiro-ministro de Papua-Nova Guiné, do vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado da República Popular da China e da presidente da Comissão Europeia.

Em audiência com Lula, o vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang, na condição de enviado especial do presidente Xi Jinping, transmitiu o apoio do governo chinês à presidência brasileira da COP 30 e votos de pleno sucesso para a Cúpula de Belém. Lula destacou o bom momento das relações bilaterais, além das recentes visitas de Estado do presidente Xi ao Brasil, em novembro de 2024, e do presidente Lula a Pequim, em maio deste ano.

O presidente Lula participou ainda de reuniões bilaterais com a presidente do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons, e com o primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape. A mandatária surinamesa, Geerlings-Simons, ressaltou que seu país é um dos três únicos do mundo carbono-negativos, com cerca de 90% do território coberto por florestas. Ela formalizou a adesão ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) e manifestou interesse em ampliar cooperação com o Brasil em políticas sociais e na agricultura, com destaque para o Bolsa Família e os trabalhos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Leia também:
• Lula se encontra com o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Sidi Ould Tah


O premiê James Marape afirmou que participava de uma COP pela primeira vez. Ele defendeu a inclusão da agenda de florestas no centro do debate climático e manifestou apoio ao TFFF. Também destacou o engajamento de seu país em favor do financiamento da conservação florestal e da regulamentação de mercados de carbono.

Em encontro com o presidente de Comores, Azali Assoumani, os dois mandatários trataram da agenda climática e de assuntos atinentes à relação bilateral. O presidente Assoumani enfatizou que Comores, como país insular, será diretamente afetado pela mudança do clima, em particular pela elevação do nível do mar. Mencionou, a esse respeito, que o país precisará de cooperação internacional para realocar a parcela de sua população que terá de se deslocar das zonas afetadas.

Também na quarta, o presidente Lula manteve encontro bilateral com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ocasião em que apresentou as prioridades brasileiras para a COP 30, com destaque para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e para o Compromisso de Belém pelos Biocombustíveis.

Também nesta quinta-feira (6/11), o presidente brasileiro participou da abertura da Cúpula dos Líderes e cumpriu agenda em um almoço oferecido aos Chefes de Estado e de Governo dos países integrantes do Fundo de Florestas Tropicais (TFFF), oficialmente lançado hoje.

À tarde, haverá uma plenária com o tema 'Clima e Natureza, Florestas e Oceanos'. Na sexta-feira (7), mais duas plenárias estão previstas. Centenas de discursos dos chefes de delegações estão agendados ao longo desse período.

Compartilhe:

Leia também

Ministério da Justiça demite Eduardo Bolsonaro da PF por abandono de cargo

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura apresenta croqui oficial do desfile de 15 de Setembro

2.

Operário faz dois gols no fim do segundo tempo e arranca empate contra o Nautico

3.

Homem faz reforma e encontra tesouro viking enterrado no quintal

4.

Ligação da Anita Garibaldi, nova UBS e obras em série: como a infraestrutura está valorizando os imóveis em Ponta Grossa

5.

Homem faz reforma e encontra tesouro viking enterrado no quintal

6.

Ministério da Justiça demite Eduardo Bolsonaro da PF por abandono de cargo

7.

Prefeitura conclui obras e abre ao público nova UBS no Santa Luzia

8.

Corpo é encontrado em geladeira após homem fazer revelação a vizinho

9.

Prefeitura abre Ligação da Anita Garibaldi e entrega obra de mobilidade aguardada há 50 anos

10.

FASPG abre credenciamento de instituições de acolhimento a idosos em Ponta Grossa

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia