Agora1

Municípios dos Campos Gerais recebem planos de desenvolvimento integrado

29 de junho de 2022 - 21:00
Foto: Patryck Madeira/SEPL

O Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (29) os planos de desenvolvimento regional integrado aos 19 municípios dos Campos Gerais que fazem parte da Região 8 do Programa Paraná Produtivo, cujas cidades polos são Telêmaco Borba, Castro e Ponta Grossa. Os documentos contêm estratégias e ações para estruturar e potencializar a economia da região, com foco no desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios.

A entrega foi feita pela secretária estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise Garnica, em evento que aconteceu em Ponta Grossa, acompanhado do superintendente do Paraná Projetos, Deyvitt Augusto Leal.

Louise destacou que o objetivo do programa Paraná Produtivo é identificar os potenciais das regiões paranaenses e planejar o desenvolvimento dos municípios. “A ideia é fortalecer o que a região tem de melhor e estimular a geração de empregos e renda e a diminuição das desigualdades regionais”, disse.

Os municípios da Região dos Campos Gerais que receberam os planos são: Arapoti, Cândido de Abreu, Carambeí, Castro, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Para o prefeito de Piraí do Sul e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Henrique Carneiro, o Paraná Produtivo vem ao encontro do que propõe os municípios: o desenvolvimento e o protagonismo regional. “Pela ampla participação dos gestores nas oficinas do programa, percebemos o anseio por esse desenvolvimento regional. Nossa região é riquíssima, com o protagonismo em diversas produções agropecuárias, como soja, trigo, leite, mel, tomate e tabaco. Estamos na liderança, não só no Estado, mas no País. Com o programa, esperamos ampliar e melhorar nossas cadeias produtivas. Os eixos do programa Paraná Produtivo com certeza vão colaborar para este fim”, comentou.

O plano de desenvolvimento integrado do Programa Paraná Produtivo foi elaborado em parceria pelo poder público, setor produtivo e a sociedade civil organizada. Todo o conteúdo foi discutido com representantes locais, seguindo a metodologia de diagnóstico, oportunidades e parcerias, e priorizações. Os detalhes do programa podem ser acessados diretamente no site do Paraná Produtivo.

Com a entrega dos planos, o Governo do Estado vai estimular o fortalecimento da governança regional e desenvolver uma plataforma para a gestão dos projetos, criando condições para que os projetos priorizados se tornem realidade.

REGIÃO 8 – Na Região 8, as atividades iniciaram em novembro do ano passado. Foram realizadas três oficinas técnicas, cada uma com cerca de 80 participantes, entre técnicos e secretários municipais, representantes do setor produtivo, de universidades e da sociedade civil organizada, além do comitê técnico formado por especialistas de diversas instituições.

O debate envolveu temas como melhoramento das estradas rurais, modernização da gestão pública, promoção da industrialização de produtos da região, apoio aos pequenos negócios e ao cooperativismo e energias renováveis. Os trabalhos tiveram a colaboração e apoio dos técnicos da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

PRIORIDADES – Como resultado, foram elencadas as ações mais importantes a serem desenvolvidas, de acordo com a comunidade local. Foram propostas 20 ações, entre elas o fortalecimento da logística rodoviária, com melhorias e ampliações da malha viária já existente e pavimentação das estradas rurais que dão acesso aos municípios.

Outra prioridade é o fortalecimento da agroindústria e da agricultura familiar, com ações de suporte técnico, novas alternativas com o turismo rural e desenvolvimento das propriedades com inovação e capacitação das novas gerações. Além disso, há necessidade de se estimular o associativismo e cooperativismo para fortalecimento local e regional.

“A região dos Campos Gerais tem um imenso potencial industrial e no agronegócio. Isso se reflete nos vultosos investimentos que estão sendo feitos em Telêmaco Borba, Ortigueira, Ponta Grossa e Castro”, acrescentou o coordenador do Programa Paraná Produtivo, Marcelo Percicotti.

PARANÁ PRODUTIVO – No total, são oito regiões prioritárias atendidas pelo Programa Paraná Produtivo e todas receberam seus planos: Santo Antônio da Platina (Região 1); Cornélio Procópio (Região 2); Paranavaí (Região 3); Cianorte e Umuarama (Região 4); Campo Mourão (Região 5); Guarapuava (Região 6); Irati e União da Vitória (Região 7); e Castro e Telêmaco Borba (Região 8). Essas regiões reúnem 202 municípios que concentram 3,3 milhões de pessoas, representando 30% da população do Estado e 25% do PIB estadual.

Os planos de todas as regiões estão disponíveis ao público para download em PDF na plataforma do Paraná Produtivo: www.paranaprodutivo.com.br. O portal também reúne dados e estatísticas em diversas áreas, possibilitando informações detalhadas sobre cada região.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.