Agora1

Moro afirma que não há justificativas para uma “soltura generalizada” de presos

2 de abril de 2020 - 07:34
Imagem Fabio Henrique Pozzebom

Medidas para impedir a propagação do coronavírus foram adotadas pelo Sistema Penitenciário Federal e recomendadas aos sistemas penitenciários estaduais

Brasília, 31/03/2020 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou, na terça-feira (31), que todas as medidas preventivas estão sendo adotadas no sistema prisional para evitar a contaminação de policiais penais e presos por coronavírus. Segundo o ministro, não há justificativas para uma “soltura generalizada” de presos.

“Não existe nenhum óbice da parte do Ministério de que solturas pontuais sejam realizadas, relacionadas a presos que estavam em regime de semiliberdade e grupos de risco. O que se tem que tomar certo cuidado é com soltura de presos que possam oferecer risco à população como, por exemplo, membros do crime organizado. Tudo o que não precisamos é aliar a uma epidemia na saúde, os problemas da economia com uma crise da segurança”, afirmou Moro.

Desde que houve o agravamento da pandemia do novo coronavírus, o Ministério suspendeu as visitas no Sistema Penitenciário Federal e recomendou aos estados a mesma medida. Sergio Moro também anunciou que o Ministério da Saúde atendeu a um pedido do Ministério da Justiça e Segurança Pública para antecipar a vacinação de policiais penais e presos contra a gripe comum e H1N1.

Apoio ao Ministério da Saúde

A Força Nacional de Segurança Pública está autorizada, com a publicação da Portaria nº 151, a apoiar o Ministério da Saúde seja realizando escolta de medicamentos, segurança de locais estratégicos, entre outras medidas. “Foi uma medida oportuna e necessária para deixar a Força Nacional preparada para uma intervenção caso seja necessária”, afirmou. Sergio Moro ressaltou que a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal também poderão auxiliar o Ministério da Saúde.

“Por exemplo, no transporte de cargas de medicamentos, facilitando a condução pelas nossas estradas, além de eliminar eventuais riscos para essas cargas que são valiosas”, afirmou o ministro.

Durante a entrevista coletiva no Palácio do Planalto sobre as ações do governo federal no combate ao coronavírus, o ministro também anunciou que a restrição de entrada de venezuelanos pelas fronteiras terrestres brasileiras será prorrogada por questões sanitárias.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.