Manifestantes põem fogo no Congresso da Guatemala
Manifestantes querem a saída do presidente Alejandro Giammattei
A manifestação reuniu cerca de 7 mil pessoas neste sábado (21) no centro da Cidade da Guatemala, durante a maior parte do tempo, os protestos ocorreram pacificamente. Houve confronto, porém, quando um grupo de manifestantes incendiou o Congresso do país.
Os manifestantes entraram no prédio do Congresso e invadiram escritórios — como é sábado, todos estavam vazios. Alguns deles, na maioria encapuzados, colocaram fogo nas salas. Não há informação sobre feridos.
Alvo dos manifestantes, o presidente Giammattei pediu o fim da violência. “Reitero o direito de se manifestar conforme a lei. Mas não podemos permitir que se vandalize a propriedade pública ou privada”, disse.
“Quando se comprovar a participação nesses delitos, todo o peso da lei cairá [a essas pessoas]”, escreveu Giammattei nas redes sociais.
Congresso da Guatemala foi tomado por manifestantes e está em chamas neste momento, em meio a protestos que começaram após a aprovação do Orçamento de 2021, na quarta, após negociação em segredo com o governo.pic.twitter.com/xZzm8oWeyO
— giro latino (@girolatino) November 21, 2020