CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH

Legislação alcança apenas os bons condutores

5 de junho de 2026 às 20:13

Publicidade
Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH
© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que permite a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores. 

A medida autoriza a renovação sem custos para motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses.  

A sanção presidencial ocorreu após o Senado aprovar a Medida Provisória (MP) 1327/25), criada em dezembro do ano passado pelo governo federal beneficiar os condutores. 

De acordo com o Palácio do Planalto, cerca de 2 milhões de motoristas já foram beneficiados com a renovação automática. 

Economia 

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a renovação gratuita já fez a população economizar R$ 854,8 milhões. 

Confira as principais mudanças na renovação da CNH 

Renovação da CNH: A nova lei garante a renovação automática sem custos para motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNP). 

Exames: Os exames de aptidão física e mental continuam obrigatórios. Os procedimentos só poderão ser feitos por médicos e psicólogos especialistas em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito. 

Custos: A lei tabelou os preços dos exames, que deverão ser fixados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além disso, ficou instituído o reajuste anual dos preços dos exames pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). 

 

Compartilhe:

Leia também

Dino intima presidentes de 21 partidos a explicar emendas

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Irã amplia ataques a países do Golfo Pérsico após ofensiva dos EUA

2.

Argentina vira sobre Inglaterra e vai à final contra Espanha em busca do tetra

3.

PCPR conclui investigação e indicia homem por violação sexual mediante fraude durante massagem em Ponta Grossa 

4.

Renato Machado, referência do telejornalismo brasileiro, morre aos 83 anos no Rio

5.

Asfalto no Jardim Pontagrossense dá fim a alagamentos e sofrimento

6.

Dino intima presidentes de 21 partidos a explicar emendas

7.

Influenciadora cria documento em cartório para proteger parte íntima avaliada em R$ 2 milhões

8.

Mercado da Família alcança 33 mercados credenciados e amplia acesso das famílias ao benefício em Ponta Grossa

9.

Prefeitura abre inscrições para os desfiles de 7 e 15 de setembro; prazo vai até 20 de agosto

10.

Equipes do Centro Vacina PG já aplicaram 34,6 mil doses em 2026

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia