CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Política

Lula manifestará solidariedade à Venezuela por ameaças americanas

5 de Novembro de 2025 às 18:58

Publicidade
Lula manifestará solidariedade à Venezuela por ameaças americanas
Foto - Ricardo Stuckert
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o posicionamento reflete o alinhamento da política externa do país, que tem como pilar a defesa da América Latina — e, em particular, a América do Sul — como uma região de paz e cooperação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestará "solidariedade regional" à Venezuela frente às recentes ações e declarações do governo dos Estados Unidos. Segundo o g1, a informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante uma entrevista concedida nesta quarta-feira (5) em Belém.

A declaração de apoio está programada para ocorrer durante um encontro de países do Caribe e da União Europeia na Colômbia, previsto para o próximo fim de semana.Segundo o chanceler brasileiro, o posicionamento reflete o alinhamento da política externa do país, que tem como pilar a defesa da América Latina — e, em particular, a América do Sul — como uma região de paz e cooperação. "É um apoio, é uma solidariedade regional à Venezuela, tendo em vista que o presidente repetidamente já disse, e é a posição da nossa política externa, de que a América Latina e, sobretudo, a América do Sul, onde nós estamos, é uma região de paz e cooperação", afirmou Vieira.

Lula tem a participação confirmada na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia (UE) no domingo (9). O chefe de Estado brasileiro já havia antecipado, em entrevista a agências internacionais na terça-feira (4), a intenção de abordar a escalada das investidas da administração americana contra o regime de Nicolás Maduro.


Na ocasião, o presidente Lula relembrou um diálogo anterior com o Chefe de Estado americano, no qual teria sublinhado a condição da América Latina como uma zona de paz. "Tive a oportunidade de conversar com [o Chefe de Estado americano] sobre esse assunto, dizendo para ele que a América Latina é uma zona de paz. Aqui não proliferaram armas nucleares. No caso do Brasil, é constitucional e eu tenho orgulho de ser constituinte e ter votado para que não houvesse proliferação de armas atômicas e nucleares aqui no Brasil", declarou o presidente. A menção ressalta o compromisso constitucional do Brasil com a não-proliferação, um ponto central na defesa da estabilidade regional.


O contexto do apoio brasileiro é marcado pela crescente tensão entre Washington e Caracas. Os dois governos têm trocado acusações após a intensificação das operações militares navais dos Estados Unidos no mar do Caribe.


Os americanos justificam o aumento do efetivo e as ações militares como parte do combate ao narcotráfico na região. O governo dos EUA chegou a manifestar publicamente que o regime de Maduro estaria com "os dias contados" e não descartou a possibilidade de intervenções militares terrestres.


Em resposta, o governo venezuelano de Maduro acusa os Estados Unidos de agirem para desestabilizar o país, alegando inclusive o envolvimento da CIA, a agência de inteligência norte-americana. Caracas afirma que o governo americano estaria "fabricando" uma justificativa para iniciar um novo conflito.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

    Categorias

    • Celebridades
    • Curiosidade
    • Esporte
    • Eventos
    • Geral

    Redes Sociais

    Hospedado por CloudFlash
    Desenvolvido por Flize Tecnologia