CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Lei quer garantir reparação contra venda de produtos vencidos

Por Redação

Lei quer garantir reparação contra venda de produtos vencidos
Imagem Túlio Carvalho
Proposta é do vereador Vinícius Camargo (PMB) e tramita na Câmara Municipal de Ponta Grossa.

O consumidor que encontrar um produto sendo vendido fora do prazo de validade poderá ser reparado. É isso o que prevê o projeto de lei (PL 150/2018) de autoria do vereador Vinícius Camargo (PMB). A medida foi apresentada pelo parlamentar no começo de junho e tramita na Câmara Municipal de Ponta Grossa - a proposta visa complementar uma lei federal que trata do tema.

De acordo com o texto sugerido por Vinícius, caso o consumidor encontre um produto sendo comercializado fora do prazo de validade, terá o direito de receber, gratuitamente, um produto idêntico dentro do prazo de validade, em igual quantidade. Caso o estabelecimento não possua um produto semelhante, o cidadão terá direito de receber um produto similar ou do mesmo valor à sua escolha.

Na visão de Camargo, a proposta garante uma medida complementar ao Código de Defesa do Consumidor. "Além de complementarmos a lei nacional, queremos também incentivar o consumidor a verificar a validade dos produtos no momento da aquisição, já que consumir produtos fora do prazo de validade é perigoso à saúde humana", destaca o autor da proposta de lei.

A proposta de Vinícius Camargo propõe ainda que os estabelecimentos que descumprirem a medida serão multados em 20 valores de referência (VRs), cerca de R$ 1,5 mil e, em caso de reincidência, a multa dobra. O projeto prevê ainda que os estabelecimentos que comercializam produtos deverão fixar cartazes informando sobre a vigência da lei, caso ela seja aprovada e sancionada.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Bolsonaro teve taquicardia e falta de ar, diz boletim médico

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Canta PG reúne corais do Conservatório no Ópera 

2.

Maringá FC vence o Floresta por 2 a 0 e conquista acesso inédito da Série B

3.

Corregedor derruba decisão que suspendeu canal Exército do Lula

4.

Mulher vítima de acidente na PR-438, em Guaragi é identificada 

5.

Esposa flagra caminhoneiro com amante e caso termina em pancadaria 

6.

Prefeitura amplia drenagem e aplica pavimento em concreto no San Martin

7.

Cidade no sul da Bahia vive surto de sarna humana

8.

Homem mata oito pessoas, incluindo duas crianças, a tiros nos Estados Unidos

9.

Cansado da mulher, homem pede para ser preso em Santa Catarina

10.

Casal adota três irmãos no Paraná; “ganhei na loteria disse a nova mãe” 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia