Jornalista Marcelo Auler tem contas bloqueadas para indenizar juíza
O jornalista Marcelo Auler teve as contas bancárias bloqueadas e zeradas no último dia 14, após ser condenado a indenizar uma juíza do Paraná por textos publicados em 2018 no Blog do Marcelo Auler e no Jornal do Brasil.
Além dos bloqueios de contas pessoais e empresariais, Auler teve as reportagens censuradas e está proibido de falar sobre o processo movido pela juíza. O caso tramita em segredo de Justiça.
A decisão é de um juiz de Curitiba. Em primeira instância, Auler foi condenado em R$ 40 mil. O valor foi diminuído em segunda instância. A cobrança, no entanto, acabou sendo de R$ 76 mil. Como o processo tramita em sigilo, não se sabe bem o motivo de o valor ter sido majorado.
Segundo Auler, o material foi removido de seu blog porque a Justiça “considerou que se tratava de notícia falsa”, sem levar em consideração “testemunhas que apresentei, inclusive pessoas que lidaram com exilados haitianos residentes naquela cidade e acompanharam todo o drama dos mesmos, como eu relatei nas reportagens, após minha conversa com os mesmos”.
A defesa do jornalista, feita pelo advogado Rogério Bueno da Silva, informou que entrou com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (Rcl 67.543) pedindo a suspensão do processo na 5ª Vara Cível do Paraná até a análise final do caso pela Suprema Corte.