Janja recebe de Lula a mais alta comenda cultural do país

Primeira-dama foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural ao lado de artistas como Fernanda Torres, Walter Salles e Milton Nascimento
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, foi uma das personalidades homenageadas com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria concedida pelo governo federal a nomes que contribuíram significativamente para a cultura brasileira.A cerimônia de entrega ocorreu nessa terça-feira (20/5), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Janja recebe de Lula a mais alta comenda cultural do paíshttps://t.co/h8KvYBAfYE pic.twitter.com/0mOS8PzxMr
— Portal Agora 1 (@portalagora1) May 22, 2025
Janja recebeu a comenda das mãos do próprio presidente. O prêmio reforça o papel da primeira-dama como contribuinte para o desenvolvimento da cultura e diversidade do país.
Além de Janja, também foram agraciados com a Grã-Cruz a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles, responsáveis pelo filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de melhor filme internacional. O escritor Marcelo Rubens Paiva, que escreveu o livro homônimo que inspirou o filme, também foi premiado.
“A cultura tem um papel extraordinário na defesa da democracia. Porque a cultura de um povo é uma força coletiva tão poderosa, que estará sempre na linha de frente contra qualquer regime de exceção”, destacou o presidente durante o evento.