Agora1

Indústria paranaense cresce 18,1% no quadrimestre, terceira melhor do País

9 de junho de 2021 - 18:55
Setor alimentício registrou crescimento de 6,9% este ano. Crédito das fotos: Gelson Bampi

O resultado da produção industrial nos primeiros quatro meses de 2021 confirma o processo de recuperação da economia no Paraná.

A indústria paranaense cresceu 18,1% no quadrimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, terceiro melhor resultado do País.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A média nacional de crescimento no período foi de 10,5%, com a região Sul liderando a expansão industrial. O Paraná ficou atrás apenas de Santa Catarina, com 24,4% e do Rio Grande do Sul com 20,5%.

O resultado de abril de 2021, na comparação com o mesmo mês do ano passado, foi ainda mais expressivo. Primeiro lugar do Sul e terceiro do Brasil, a produção industrial estadual avançou 55,1% no período, reflexo da recuperação econômica, já que abril de 2020 foi um dos meses mais restritivos da pandemia da Covid-19.

No País, o crescimento foi de 34,7%. Com relação a março deste ano, o resultado de 0,2% no Estado foi menos expressivo, mas ainda positivo. Apenas seis das 15 regiões avaliadas pelo IBGE apresentaram crescimento no período, e no Brasil a retração foi de 1,3% de um mês para o outro.

No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial paranaense avançou 4,7%, dividindo o terceiro melhor resultado brasileiro com o Rio Grande do Sul. A média nacional de crescimento foi de 1,1% no período.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, destacou que muitas empresas estão anunciando investimentos, resultado do bom relacionamento com o Governo do Estado e do bom ambiente do Paraná para negócios.

No quadrimestre, a indústria de transformação do Paraná avançou em 11 dos 13 setores analisados pelo IBGE.

O crescimento mais expressivo foi na fabricação de máquinas e equipamentos, que aumentou 59,5% no período. As únicas retrações foram nos segmentos de produtos alimentícios, com menos 4,8 e celulose, papel e produtos de papel, com 6,6% negativo.

Na comparação com abril de 2020, o crescimento foi expressivo em praticamente todos os segmentos, com destaque para a indústria automobilística, que saltou 4.006,9% com relação ao ano passado. Novamente, os setores que tiveram redução na produção foram o de celulose, papel e produtos de papel com menos 19% e produtos alimentícios, com 6,9% negativo.

No acumulado dos últimos 12 meses, o melhor resultado foi na fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamento.

Houve queda na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, em menos 16,8%; celulose, papel e produtos de papel com menos 3,9% e de outros produtos químicos1,9% negativo. O informe completo com os dados da pesquisa pode ser conferido em www.aen.pr.gov.br .(Repórter: Flávio Rehme)

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.