CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Política

Haddad diz que caso Master pode ser ‘maior fraude bancária da história’

Ministro apoia atuação do BC e destaca impacto no Fundo Garantidor

13 de Janeiro de 2026 às 22:08

Haddad diz que caso Master pode ser ‘maior fraude bancária da história’
Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu em defesa do Banco Central em relação à decisão de decretar a liquidação do Banco Master. Para o chefe da equipe econômica, o caso pode configurar a maior fraude bancária da história do país, o que exige rigor nas apurações e firmeza das autoridades.

"O caso inspira muito cuidado, podemos estar diante da maior fraude bancária do país. Temos que tomar todas as cautelas devidas, garantindo o amplo direito de defesa, mas, ao mesmo tempo, ser bastante firmes naquilo que precisa ser defendido em nome do interesse público", afirmou Haddad em conversa com jornalistas nesta terça-feira (13).

Segundo investigações da Polícia Federal, o Banco Master não teria recursos suficientes para honrar títulos com vencimento previsto para 2025. A apuração aponta que a instituição adquiriu créditos da empresa Tirreno sem efetuar o pagamento correspondente e, posteriormente, revendeu esses ativos ao Banco de Brasília (BRB), que teria desembolsado cerca de R$ 12 bilhões na operação.

Haddad afirmou manter contato frequente com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, responsável pela decisão de liquidar o Banco Master, e garantiu apoio institucional da Fazenda às medidas adotadas.

"Tenho falado com o presidente do BC quase que diariamente, oferecendo todo o respaldo institucional da Fazenda. É um trabalho conjunto importante, porque envolve também o caso Reag [fundos ligados à operação Carbono Oculto]. Há conexões entre os dois episódios que estão sendo apuradas", disse.

O ministro comentou ainda o impasse entre o Banco Central e o Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a realização de uma inspeção na sede da autoridade monetária para ter acesso a documentos relacionados à investigação do Banco Master.

Segundo Haddad, o diálogo com o tribunal tem sido constante. "Falei algumas vezes com o presidente do TCU, Vital do Rêgo, na semana passada. Houve convergência sobre como ajudar o país a conhecer a verdade, apurar responsabilidades e, eventualmente, buscar o ressarcimento dos prejuízos causados. Acredito que as coisas vão caminhar na direção correta", afirmou.

Inspeção no BC

Vital do Rêgo se reuniu com Galípolo nesta segunda-feira (12) para buscar um entendimento entre as instituições. Após o encontro, o Banco Central decidiu retirar o recurso apresentado contra a decisão do ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, que havia autorizado a inspeção.

Em consenso, BC e TCU ajustaram o formato da apuração: em vez de uma inspeção presencial, serão realizadas diligências técnicas sobre a documentação relacionada ao caso. Os trabalhos devem ter início ainda nesta terça-feira.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Wellington Lima e Silva é o novo ministro da Justiça

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

2.

Ladrões invadem loja e fogem pilotando mais de 10 motos 

3.

Haddad diz que caso Master pode ser ‘maior fraude bancária da história’

4.

Morte do professor Ronaldo Cardoso comove as redes sociais em PG

5.

Fantasma encara o Independente-AP na segunda fase da Copinha

6.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

7.

Prefeitura de Ponta Grossa inicia programação de 2026 da Estação Hub com workshop de Introdução à Impressão 3D

8.

Prefeitura entrega notebooks e tablets para fortalecer atendimento nos CRAS de Ponta Grossa

9.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

10.

Influencer é presa por suspeita de abrir live e ficar nua em hotel de SP

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia