CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Governo lança estratégia para combate à obesidade infantil

10 de Agosto de 2021 às 17:38



Por Jonas Valente –Repórter Agência Brasil - Brasília









O Ministério da Saúde lançou hoje (10) estratégia nacional para combater a obesidade infantil e campanha educativa sobre o tema. As iniciativas pretendem promover a alimentação saudável entre crianças e adolescentes.

A Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil – Proteja disponibilizará recursos a municípios para o desenvolvimento de ações de combate ao problema e promoção de hábitos saudáveis.

Na primeira etapa, poderão aderir até mil prefeituras. A participação do programa implicará o compromisso de implantar uma série de iniciativas, como a vigilância alimentar e nutricional com mapeamento da situação das crianças e adolescentes na cidade, e campanhas de comunicação para discutir com a sociedade a importância de hábitos mais saudáveis.

Também estão previstas entre as ações da estratégia a formação de equipes de saúde para lidar com as crianças e adolescentes do município e a articulação com a comunidade para que as recomendações para evitar a obesidade infantil sejam acolhidas no cotidiano das famílias.

Serão disponibilizados R$ 90 milhões de reais. “É muito pouco. Nós queremos mais. Para isso vamos trabalhar para alocar os recursos do orçamento de Saúde. Se não contemplarmos a Atenção Primária à Saúde de forma adequada, vai cair nos nossos hospitais e vamos ter que botar recursos lá e é muito mais difícil”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na cerimônia de lançamento.


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da Campanha Nacional para Prevenção da Obesidade Infantil



Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da Campanha Nacional para Prevenção da Obesidade Infantil - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil



Campanha


A Campanha de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil de 2021 terá como foco a promoção do consumo de alimentos in natura e redução do consumo de comidas ultraprocessadas.


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da Campanha Nacional para Prevenção da Obesidade Infantil



Campanha Nacional para Prevenção da Obesidade Infantil - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil



As peças de campanha também chamam a atenção para a importância de realizar atividades físicas desde os primeiros anos de vida, sejam elas nas brincadeiras e atividades lúdicas ou na prática de esportes.

A campanha também mira o grande tempo que crianças e adolescentes passam em frente a telas, assistindo à TV, interagindo pelos smartphones ou utilizando apps em computadores e tablets.

“Essas ações são importantes porque já vinha aumentando e na pandemia cresceu mais por motivos óbvios, com as pessoas em casa. A obesidade é uma doença por si só e aumenta risco de outras doenças”, declarou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Rafael Parente.

Educação


Também nesta terça, o Ministério da Saúde se uniu à Pasta da Educação, entidades profissionais e organismos internacionais para firmar um compromisso social. O objetivo é apoiar a implementação das ações voltadas para a prevenção e atenção à obesidade nos municípios no âmbito da Proteja.

No evento, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, reforçou a importância do trabalho em conjunto para oferecer alimentos de qualidade, seja em casa ou nas escolas.

Durante a cerimônia, Queiroga condecorou o ministro Milton Ribeiro com a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz no grau ouro.


O ministro da Educação, Milton Ribeiro, recebe do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a medalha do Mérito Oswaldo Cruz, durante a cerimônia de lançamento da Campanha Nacional para Prevenção da Obesidade Infantil



O ministro da Educação, Milton Ribeiro, recebe do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a medalha do Mérito Oswaldo Cruz, durante a cerimônia de lançamento da Campanha Nacional para Prevenção da Obesidade Infantil - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil




Cenário nacional


Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente há 6,4 milhões de crianças com até 10 anos com excesso de peso e 3,1 milhões de crianças nessa faixa etária com obesidade. Na faixa de até cinco anos, o índice é de 15,9%, enquanto na de cinco a nove é de 31,8%.

Entre os adolescentes, há 11 milhões de indivíduos com excesso de peso e 4,1 milhões com obesidade, um índice total de 31,9%.



Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Delegados da Polícia Civil são homenageados com Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Ponta Grossa 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Gatos são encontrados acorrentados e feridos, e homem é preso por maus-tratos no Paraná

2.

Lago de Olarias recebe ato público em defesa das mulheres neste domingo (08)

3.

Caminhoneiro morre após capotamento na BR-376, em Tibagi 

4.

Delegados da Polícia Civil são homenageados com Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Ponta Grossa 

5.

Jogo entre Betim e Operário, pela Copa do Brasil, será transmitido pela Federação Mineira

6.

Secretaria da Saúde alerta sobre uso indiscriminado e descarte das canetas emagrecedoras

7.

Restaurante Popular celebra o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (06) com almoço especial

8.

Morre ator e diretor Dennis Carvalho aos 78 anos

9.

“Mais tatuado do Brasil” passa por nova remoção e fala em vida missionária  

10.

Governador entrega 220 casas em Ponta Grossa com investimento do Casa Fácil

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia