Agora1

Governo estuda liberar saques de contas ativas e inativas do FGTS

30 de maio de 2019 - 15:18

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira que o governo examina a liberação de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), mas ressaltou que a iniciativa só poderá ser tocada após aprovação das reformas.

Em 2017, o governo do ex-presidente Michel Temer abriu uma janela para que as contas do FGTS fossem liberadas, mas apenas as inativas –ligadas a vínculos empregatícios já encerrados pelo trabalhador. Com isso, foram

Em declaração a jornalistas após reunião com parlamentares da bancada do Novo, Guedes também disse que o governo está “pronto para disparar” a liberação de recursos do PIS/Pasep, ecoando comentários que já tinham sido feitos por membros da equipe econômica.

No início do mês, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, estimou que os valores de nova liberação do PIS/Pasep poderiam chegar a 22 bilhões de reais.

“Vamos liberar PIS/Pasep, FGTS, tudo”, afirmou Guedes nesta quinta-feira.

Questionado sobre o prazo para as medidas serem implementadas ele afirmou que isso ocorrerá “muito em breve”, após a realização das reformas.

“Se você abre essas torneiras sem as mudanças fundamentais é o voo da galinha. Você voa aí 3, 4 meses porque liberou e depois afunda tudo outra vez”, justificou.

Ele também ressalvou que o martelo ainda não foi batido sobre o FGTS, mas que todas as equipes estão examinando a medida.

sacados 44 bilhões de reais, numa investida considerada fundamental para aquecer a economia naquele ano.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.