Agora1

Governo do Paraná reafirma importância em abrir concessão do Parque Vila Velha

27 de setembro de 2018 - 20:45

No dia mundial do Turismo, comemorado nesta quinta-feira (27), a Governadora Cida Borghetti reafirma a importância em abrir a concessão do Parque Estadual de Vila Velha. O debate, retomado desde que João Barbiero assumiu a Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, visa desenvolver o turismo na região.

O governo do Estado pretende encaminhar a proposta até o final deste ano para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). De acordo com Barbiero, “o objetivo é ampliar o número de visitantes no Parque, conciliar a conservação e o uso público, além de promover a geração de trabalho e renda junto à comunidade”, afirma.

Após a aprovação da lei que autoriza a concessão dos Parques Estaduais, serão realizadas audiências públicas para discutir o modelo ideal de concessão. Diversas empresas já se manifestaram para administrar o Parque a partir do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) liberado pelo Governo.  A expectativa é que o edital seja lançado até o início do ano que vem.

A proposta tem o apoio de prefeitos da região que discutem a ideia de integrar pontos turísticos do entorno. “A intenção é promover a concessão do Parque Estadual de Vila Velha, do Cânion Guartelá, e do Parque do Monge, na Lapa. Dessa forma, vamos desenvolver o turismo nos Campos Gerais e fomentar a economia dos municípios a partir da geração de novos empregos. Além disso, haverá também o aumento na arrecadação de impostos, que são revertidos pelo Governo em melhorias e serviços à população”, ressalta Barbiero.

Barbiero já iniciou reuniões com lideranças empresariais e políticas, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), arquitetos da pasta e ambientalistas. “Todos acreditam que este é o melhor caminho para desenvolver o turismo no Paraná”, finaliza.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.