Agora1

Governo do Estado atualiza decreto e amplia em uma hora funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes

27 de maio de 2021 - 19:01
Aerial view of Curitiba City at sunset – Curitiba, Parana, Brazil

O Governo do Estado decidiu ampliar em uma hora o funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes dentro deste pacote de medidas mais restritivas para enfrentamento da pandemia de Covid-19.

As determinações passam a vigorar a partir desta sexta-feira.

Com isso, esse grupo comercial poderá ficar aberto até as nove da noite.

Porém, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos seguem permitidas apenas até as oito da noite, mesmo horário do chamado “toque de recolher”.

O decreto, já com a alteração, será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira.

De acordo com a Casa Civil do Estado, responsável pela peça jurídica, esse ramo também é considerado essencial por fornecer alimentação.

A intenção é permitir que as pessoas que já estão nos estabelecimentos possam terminar a refeição até as nove da noite, sem consumo de álcool após as oito. Ou seja, serão exceção à regra de limitação de circulação, com início às oito horas da noite.

O atendimento, contudo, precisa ser restrito a 50% do público no salão. Já na modalidade de entrega fica permitido o funcionamento 24 horas.

Fica vedado o consumo no local nos domingos, mas com o delivery permitido.

Esta é a única mudança em relação ao decreto publicado na terça-feira. As novas regras começam a vigorar às cinco da manhã desta sexta-feira e valem até as cinco da manhã do dia 11 de junho.

Medidas mais rígidas adotadas pelos municípios terão apoio da administração estadual.

Serviços e atividades essenciais, como farmácias e clínicas médicas, não terão que atender as regras de toque de recolher e de funcionamento.

Os serviços considerados essenciais estão especificados no decreto de 21 de março de 2020.

Outros detalhes sobre as medidas de combate à Covid-19 no Paraná podem ser conferidas em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Sérgio Aguiar)

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.