Governo do Estado atualiza decreto e amplia em uma hora funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes
O Governo do Estado decidiu ampliar em uma hora o funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes dentro deste pacote de medidas mais restritivas para enfrentamento da pandemia de Covid-19.
As determinações passam a vigorar a partir desta sexta-feira.
Com isso, esse grupo comercial poderá ficar aberto até as nove da noite.
Porém, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos seguem permitidas apenas até as oito da noite, mesmo horário do chamado “toque de recolher”.
O decreto, já com a alteração, será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira.
De acordo com a Casa Civil do Estado, responsável pela peça jurídica, esse ramo também é considerado essencial por fornecer alimentação.
A intenção é permitir que as pessoas que já estão nos estabelecimentos possam terminar a refeição até as nove da noite, sem consumo de álcool após as oito. Ou seja, serão exceção à regra de limitação de circulação, com início às oito horas da noite.
O atendimento, contudo, precisa ser restrito a 50% do público no salão. Já na modalidade de entrega fica permitido o funcionamento 24 horas.
Fica vedado o consumo no local nos domingos, mas com o delivery permitido.
Esta é a única mudança em relação ao decreto publicado na terça-feira. As novas regras começam a vigorar às cinco da manhã desta sexta-feira e valem até as cinco da manhã do dia 11 de junho.
Medidas mais rígidas adotadas pelos municípios terão apoio da administração estadual.
Serviços e atividades essenciais, como farmácias e clínicas médicas, não terão que atender as regras de toque de recolher e de funcionamento.
Os serviços considerados essenciais estão especificados no decreto de 21 de março de 2020.
Outros detalhes sobre as medidas de combate à Covid-19 no Paraná podem ser conferidas em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Sérgio Aguiar)