CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Governo destina R$ 28 milhões para HU dos Campos Gerais

23 de abril de 2020 às 15:59

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta quinta-feira (23) no Hospital Regional Universitário dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, e anunciou o repasse de mais de R$ 28 milhões para ações de combate ao novo coronavírus na região.

As verbas serão destinadas à ampliação da capacidade de leitos do HU, à transferência da ala da maternidade para o Hospital Municipal e ao custeio das estruturas hospitalares. No Hospital Universitário, que é vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa, os investimentos permitirão a disponibilização de 30 leitos de UTI e 50 de enfermaria. Atualmente, a unidade conta com 10 leitos de terapia intensiva e 25 de enfermaria.

Parte dos recursos vem de emendas de parlamentares da região. O governador destacou que este é um momento que exige atenção máxima das autoridades públicas com a área da saúde. “Essa iniciativa é fruto de uma ação conjunta de todos os poderes. Todos têm auxiliado a reorganizar o sistema de saúde do Paraná, para que possamos atender a todos de forma descentralizada”, afirmou Ratinho Júnior.  “A Universidade Estadual de Ponta Grossa tem papel fundamental neste trabalho e desde o início do enfrentamento ao coronavírus se colocou à disposição para atuar", enfatizou.

A importância de disponibilizar mais leitos hospitalares antes do pico da epidemia foi destacada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Esta ação é um salto para o futuro. Os campos Gerais ganham no atendimento aos pacientes da Covid-19, e também na atenção à saúde materno-infantil”, disse ele. Ele reforçou que o acompanhamento à evolução da pandemia é feito de forma ininterrupta.

AMPLIAÇÃO - Dentre os investimentos, o Estado repassa R$ 4 milhões para a ampliação de capacidade do Hospital Universitário, e garante um valor total de custeio de R$ 7,8 milhões por seis meses.

Os novos leitos hospitalares ficarão onde hoje funciona a unidade materno-infantil, que por sua vez será transferida para o Hospital Municipal João Vargas de Oliveira. O custo desta operação será de R$ 2,4 milhões. A unidade receberá, também, verbas de custeio, no valor de R$ 13,8 milhões, por seis meses.

Com a transferência da ala materno-infantil,  Ponta Grossa passa a contar com uma estrutura de referência para as mães e crianças, conforme destacou o prefeito Marcelo Rangel. “É um momento histórico, aguardávamos há anos a possibilidade de ter um hospital de referência para esses pacientes, elevando de categoria o hospital municipal".

Rangel lembrou que essas novidades são importantes para aumentar a retaguarda do HU para a população local.

ESTRUTURA - O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, afirmou que este momento é fruto de muito esforço realizado nos últimos 10 anos. “Todo o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos é reconhecido neste momento, onde nosso hospital universitário se torna uma referência no atendimento à Covid-19" disse Sanches Neto.

De acordo com o vice-reitor Everson Krum, a unidade do Hospital Universitário ganha em capacidade de atendimento e em infraestrutura de trabalho para os profissionais. “Todo o terceiro andar foi isolado para atendimento da Covid-19, com acesso exclusivo para os profissionais que atuam nesta área”, afirmou Krum.

Atualmente, ele disse, o Hospital Universitário de Ponta Grossa tem 9 pacientes internados com a Covid-19, todos sendo acompanhados na enfermaria, sem necessidade de UTI.

PRESENÇAS – Acompanharam as assinaturas os secretários Guto Silva (Casa Civil) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística); Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; os deputados estaduais Plauto Miró e Mabel Canto, autores de emendas que garantiram recursos ao HU; além de autoridades locais.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anos

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Governo inaugura Museu Satélite Casa Alfredo Andersen em Ponta Grossa

2.

Flávio Bolsonaro protocola notícia-crime contra Lula no STF

3.

Canadá e EUA abrem as portas para o 2º dia da Copa do Mundo

4.

Polícia civil realiza operação contra ameaça de massacre em escolas de PG 

5.

Usuários relatam instabilidade no Facebook e Instagram 

6.

Jovem é prensada por van e morre após visitar filho internado na UTI

7.

Obras de asfalto novo avançam no Ouro Verde e Santa Tereza

8.

Programa 'Recomeçar Ponta Grossa' é aprovado pela Câmara Municipal

9.

Ministério da Saúde suspende vacina da dengue do Butantan após o registro de duas mortes suspeitas

10.

VÍDEO: turista se pendura em passarela e pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para pegar celular

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia