CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Governo cria novas unidades da Polícia Militar e dos Bombeiros

12 de novembro de 2018 às 19:49

A governadora Cida Borghetti assinou nesta segunda-feira (12) decretos que criam novas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Estado. As assinaturas ocorreram durante a sétima reunião de integração das Forças de Segurança, no Palácio Iguaçu. “A segurança pública é prioridade em nosso governo. Trabalhamos de forma integrada para atender as demandas da área e a sociedade paranaense”, afirmou Cida.

No mesmo evento, foram apresentadas as novas funcionalidades do Governo Digital para a área de segurança pública. O portal de serviços do Governo do Estado passa a ofertar, nesta semana, o agendamento de visitas às unidades prisionais do Estado: web-visitas e web-audiências com os detentos. Outro serviço novo é o Minha Bike, que cria um banco de dados a partir do cadastro de bicicletas pelos usuários.

Também foi lançado o Inquérito Digital, que vai trazer mais agilidade e transparência aos inquéritos policiais. Os inquéritos da Polícia Militar já são feitos totalmente pelo meio digital. Na Polícia Civil o trabalho está sendo implantado aos poucos, iniciando pelo município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Com o Inquérito Digital todos os procedimentos de atendimento da polícia ficam disponíveis online, desde a denúncia no 190 até o encaminhamento do Judiciário. “É um importante avanço que dá mais controle, celeridade e transparência ao nosso trabalho. Mais do que isso, conseguimos acompanhar a produtividade dos profissionais de segurança”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis.

NOVAS UNIDADES – A 1ª Companhia Independente de PM da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, foi elevada para 28º Batalhão da PM. Com a medida, o batalhão terá aumento na área de atuação, com maior efetivo e mais equipamentos. Além da Lapa, a unidade vai atender Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Contenda, Rio Negro, Porto Amazonas e Palmeira. Cida autorizou ainda a criação de três novas companhias da PM: na Lapa, em Rio Negro e em Palmeira.

Em Colorado, no Noroeste do Estado, também houve necessidade da expansão administrativa e operacional. A 2ª Companhia do 4º Batalhão da PM, sediado em Maringá, foi elevada a 2ª Companhia Independente, com sede e efetivo próprios, e que abrangerá 18 municípios. O 4º BPM terá readequação para reforçar as ações de segurança pública.

A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha, explicou que as mudanças vão garantir um atendimento mais eficiente à população. “O Batalhão da Lapa agregou dois novos municípios, além dos que já tinha, desafogando o trabalho de outra unidade”, explicou. “Há a previsão de um aumento no efetivo à medida que forem ingressando novos policiais, tanto no novo batalhão como na Companhia Independente de Colorado”, disse.
O prefeito de Colorado, Marcos José de Mello, explicou que o município está na divisa com São Paulo e, por isso, muitos problemas de segurança do estado vizinho acabam atingindo a cidade. “A nossa expectativa é que com a 2ª Companhia Independente os índices de segurança vão melhorar na região, já que o projeto contempla um aumento de estrutura significativo”, disse.

CORPO DE BOMBEIROS – A governadora também autorizou a criação de três novos grupamentos e mais três subgrupamentos do Corpo de Bombeiros. As novas unidades beneficiam 1,8 milhão de pessoas. “É um dia histórico para a corporação. A elevação das unidades representa um avanço nas questões operacionais, administrativas e de prevenção”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edemilson de Barros.

O 3º Subgrupamento de Bombeiros, com sede em Francisco Beltrão, no Sudoeste, foi elevado a 10º Grupamento de Bombeiros, que ficará responsável pelas atividades de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e ações de defesa civil em 27 municípios.

Em Apucarana, no Vale do Ivaí, o 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente foi elevado a 11o Grupamento, com uma área de atuação de compreende 19 cidades. Também foi criado o 12º Grupamento, com sede em Guarapuava, na região Central, com a elevação do 5o Subgrupamento de Bombeiros Independente. A unidade vai atender 21 municípios.

Além destas mudanças, foram criados o 7o Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) e abrangência de 22 municípios; o 8o Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Cianorte (Noroeste) e abrangência de 12 cidades; e o 9o Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Paranavaí (Noroeste) e área de atendimento que compreende 35 municípios.

Da assessoria/
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Com mais de 100 anos, Vila Vilela recebe novas obras de pavimentação

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Polícia Militar frustra ação do tráfico e apreende crack em PG 

2.

Operário sorteia 10 álbuns da Copa para crianças no jogo deste sábado

3.

Chuva volta ao Paraná a partir do fim de semana, prevê o Simepar

4.

Bombeiros do Paraná embarcam para missão de busca e resgate na Venezuela após terremoto

5.

Ao lado de Moro, Elizabeth filia-se ao PL e assume presidência do partido em PG

6.

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios

7.

Pais são condenados após menina morrer infestada de piolhos

8.

Orquestra Sinfônica se apresenta no Shopping Plaza Campos Gerais

9.

Mulher vai ao hospital com fortes dores e descobre gravidez minutos antes do parto 

10.

Com mais de 100 anos, Vila Vilela recebe novas obras de pavimentação

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia