CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Política

Governador inaugura nova Unidade de Progressão para ressocialização em Ponta Grossa

20 de Junho de 2022 às 14:37

Governador inaugura nova Unidade de Progressão para ressocialização em Ponta Grossa
Foto: Ari Dias/AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta segunda-feira (20) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a nova Unidade de Progressão criada pelo Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado. A finalidade da unidade é desenvolver atividades relacionadas ao trabalho remunerado e propiciar estudos visando a recuperação de presos e seus familiares. Ela tem 350 vagas.

“Hoje estamos inaugurando essa Unidade de Progressão Penal para presos de baixa periculosidade, onde todos eles trabalham. Esse modelo de ressocialização é inovador no Estado e no Brasil. É uma aposta que já está há alguns anos sendo testada e os índices demonstram bons resultados”, disse o governador.

A nova unidade funciona em um antigo seminário, que possui mais de 5 mil metros quadrados de área construída e mais de 90 mil metros quadrados de área total. O prédio conta com alojamentos coletivos para os presos, área administrativa, salas para o setor de saúde incluindo consultório odontológico, cinco salas de aula, multimídia, de informática, para visita e audiências virtuais, auditório, lavanderia, marcenaria, entre outros espaços.

O processo de aluguel do espaço foi concluído no final de 2021, passando por todos os setores técnicos responsáveis e com todas as autorizações locais necessárias a seu pleno funcionamento. As empresas que terão parceria com o Estado para utilização de mão de obra prisional já estão instalando barracões. Uma delas, inclusive, já está totalmente instalada.

A Unidade de Progressão funcionava desde 2018 no prédio ao lado da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. O local agora vai abrigar uma Unidade de Progressão feminina. Mesmo antes da mudança definitiva local, o índice de presos empregados em atividades remuneradas com salário mínimo já era bem alto: 86% eram assalariados. Os presos recebem 75% para si e o restante é direcionado para o Fundo Penitenciário do Paraná para despesas como luz e água.

MODELO – Esse modelo admite presos que possuem bom comportamento carcerário e estão em fase final de cumprimento de pena. As ações também são voltadas para a saúde, bem-estar, profissionalização e reintegração do detento na sociedade. “Uma Unidade de Progressão leva as pessoas a progredirem na vida, a voltarem a conviver com outras pessoas, aprendendo uma profissão e saindo daqui empregados com dignidade”, ressaltou a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita, a nova unidade traz grandes oportunidades de reinserção social, com espaço bem mais amplo para a atração de empresas. “O índice de retorno do preso que passa por uma unidade como essa ao sistema penitenciário é de menos de 5%. Trata-se de um processo eficaz para trazer de volta a cidadania do indivíduo”, afirmou.

Ele disse que esse modelo diminui o custo para o poder público, melhora a qualidade do trabalho e cumpre a função de reinserção social. "É um modelo benéfico para os presos, para o Estado e, principalmente, para a sociedade. A UP admite presos que possuem bom comportamento carcerário e estão em fase final de cumprimento de pena, tendo como foco a disciplina das pessoas privadas de liberdade", completou.

O diretor da Unidade de Ponta Grossa, Bruno José, disse que um dos grandes benefícios da alternativa penal é o retorno social para o Estado. “É um projeto autossustentável. Ele promove retorno para os cofres públicos porque paga as despesas do preso, gerando economia para outros investimentos. Mas além disso ele permite uma gestão penal mais eficiente, moderna e ancorada nos princípios legais”, afirmou.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Paraná renova piso salarial para até R$ 2,4 mil e deve manter maior valor do Brasil em 2026

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura de Ponta Grossa inicia programação de 2026 da Estação Hub com workshop de Introdução à Impressão 3D

2.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

3.

Jovem diz a polícia que suposto artefato explosivo era enfeite feito com materiais recicláveis

4.

Jovem diz a polícia que suposto artefato explosivo era enfeite feito com materiais recicláveis

5.

Paraná renova piso salarial para até R$ 2,4 mil e deve manter maior valor do Brasil em 2026

6.

AGORA! Alex deixa operário após derrota para São joseense 

7.

Trecho da BR-376 em Ponta Grossa terá interdição parcial por seis meses a partir de segunda-feira

8.

Prefeitura instala 52 novos pontos de ônibus com acessibilidade e maior durabilidade

9.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

10.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia