Governador anuncia promoções e progressões para quase mil policiais civis
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (26) novas promoções e progressões nas carreiras dos servidores da Polícia Civil do Paraná – PCPR. Cerca de mil policiais civis serão beneficiados com a medida, que será formalizada em etapas. Os decretos preveem um incremento de mais de R$ 1 milhão na remuneração de 967 policiais até dezembro.
Ao todo serão promovidos 355 servidores da Polícia Civil, além da implementação das progressões de carreira para outros 557 policiais civis – sendo 271 policiais na publicação do primeiro decreto, desta quarta. Outros 286 servidores terão seus nomes publicados em novos atos do Poder Executivo até dezembro, conforme o tempo necessários para cumprimento da progressão.
O pacote ainda prevê uma indenização a 55 policiais civis que precisaram ser removidos de suas sedes para atender às necessidades do quadro nos últimos meses.
O governador Ratinho Junior reiterou a necessidade de reconhecimento da categoria, que vem combatendo, elucidando e ajudando a diminuir os índices de criminalidade no Estado. “O trabalho célere e competente da Polícia Civil tem feito a diferença no Paraná. O perfil técnico e o trabalho brilhante dos profissionais, dos policiais, ajudam a amenizar os problemas na área de segurança no Paraná e hoje temos uma Polícia Civil equipada, com novos servidores em treinamento e com liberdade para conduzir seu trabalho”, afirmou.
A medida faz parte da autorização para as promoções e progressões dos servidores das carreiras da Administração Direta e Autárquica do Poder Executivo, anunciada em agosto. A normativa autoriza a evolução na carreira de todos os servidores que adquiriram o direito em 2022 e aqueles pendentes dos exercícios de 2019, 2020 e 2021.
“Os policiais paranaenses têm a dedicação e profissionalismo como características que os distinguem. As promoções e progressões são medidas de reconhecimento e recompensa na carreira de homens e mulheres que dedicam a vida para servir e proteger”, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira.
Para o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, as promoções e progressões nas carreiras são uma forma de valorizar ainda mais o trabalho dos policiais. “O ativo mais importante da nossa instituição é o recurso humano. Não poderíamos falar em melhoria de resultados, aumento no índice de solução de crimes e mais agilidade nas investigações se não fosse a dedicação do nosso policial”, disse.
POLÍCIA MILITAR – Na Polícia Militar do Paraná (PMPR), mais 382 policiais receberão progressão de carreira pelos biênios e quinquênios de setembro e outubro. A medida dá sequência ao anúncio das progressões e promoções para a categoria, com impacto em mais de 4 mil militares.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, disse que as melhorias nas carreiras têm impacto positivo na instituição. “Foram mais de 4 mil militares estaduais reconhecidos pelo Governo do Estado em razão do merecimento e da antiguidade nas suas promoções e nas suas progressões. Isso causa também uma ascensão na carreira e possibilita àqueles mais novos que tenham possibilidade de ser promovidos ao longo do tempo”, explicou.