CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Felipe Passos quer diminuir número de vereadores para 17 e salários pela metade

Por Redação

Após polêmica envolvendo votação de reajuste, parlamentar quer apresentar projeto de iniciativa popular. São necessárias 20 mil assinaturas para aceite da medida.

O vereador Felipe Passos (PSDB) anunciou nesta nesta sexta-feira (25) dois projetos de iniciativa popular que tratam da diminuição do número de cadeiras na Câmara Municipal de Ponta Grossa e da redução do valor do subsídio pago aos parlamentares. A proposta é que o número de vereadores caia de 23 para 17, enquanto o subsídio dos parlamentares, que hoje é de R$ 10.063,39, caia pela metade e chegue em R$ 5.031,69. Como se tratam de iniciativas populares, serão necessárias a coleta de 20 mil assinaturas para que os projetos sejam aceitos e tramitem na Casa de Leis.

Passos decidiu apresentar as duas proposições após a ampla polêmica que envolveu a aprovação de um reajuste inflacionário para os parlamentares, apresentado e votado no mesmo dia – Felipe foi o único a votar contra a medida. “A votação aconteceu de forma apressada, o projeto foi colocado na pauta em cima da hora. Por isso votei contra, pelo zelo com o dinheiro público”, explicou o vereador.

O projeto em questão também concedia aumento de 5% para servidores concursados e comissionados da Câmara. Após a repercussão, o presidente da Câmara, Sebastião Mainardes (DEM), convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que, em conjunto com outros vereadores, decidiu revogar o trecho da lei que trata dos subsídios aos vereadores, mantendo apenas o trecho sobre o aumento aos servidores.

“Diante desse cenário, optamos por apresentar esses dois projetos agora, ambos eram promessas de campanha. Entendo que o número de vereadores é maior do que o realmente necessário, por isso até mesmo a estrutura interna da Câmara está sobrecarregada. Além disso, acredito que o valor pago aos vereadores também é muito maior do que a maioria dos trabalhadores brasileiros”, destaca Felipe.

O tucano destaca ainda que o apoio da população será fundamental para que as duas propostas avancem na Câmara. "Como não faço parte da Mesa Executiva, não posso apresentar esse projeto, por isso propus essa ação de iniciativa popular. Eu e minha equipe vamos organizar a coleta de assinaturas para que as duas demandas sejam levadas a plenário. O apoio da população é fundamental nesse sentido", conta Felipe.

Assinaturas para o projeto

As assinaturas serão coletadas através de um aplicativo e também manualmente. Felipe Passos busca voluntários para contribuir com o recolhimento. Para se inscrever, acesse o link: https://goo.gl/qBJKkv

Curso superior para secretários

Além dos projetos para diminuir o número de cadeiras e o valor pago aos vereadores, Passos também estuda reapresentar outra iniciativa que trata da obrigatoriedade de curso superior para os secretários municipais. “Essa proposta acabou rejeitada em plenário no ano passado, mas acredito que é essencial que o secretário tenha formação superior no cargo que ocupa para evitar o uso apenas político de cargos de confiança”, explica o parlamentar tucano.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Flávio Bolsonaro recorre contra apreensão de passaportes e pede suspeição de Moraes

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Câmara Municipal promove programação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público

2.

Brasileiro morre em combate na Ucrânia 

3.

Simepar confirma tornado categoria F2 em Maringá

4.

Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal

5.

Mulher espancada pelo companheiro corre risco de morte, diz socorrista do Samu      

6.

Operário conclui primeira etapa das obras do Tobogã 1 da Arena Espaço Smart

7.

Cuca lamenta gol contra do Santos e reclama de pênalti: "Me espanta o lance não ser chamado pelo VAR"

8.

Projeto que prevê alimentação sem glúten para pacientes celíacos em hospitais é aprovado na CMPG

9.

Cansado da mulher, homem pede para ser preso em Santa Catarina

10.

Projeto inclui ração para cães e gatos nas trocas do Feira Verde Mais

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia