CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Ex-procuradora-geral do Estado toma posse como desembargadora no TJPR

Leticia Ferreira da Silva é a quarta mulher indicada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Em outubro, ele assinou o decreto de nomeação, após a definição da lista tríplice pelo Pleno do Tribunal.

3 de Dezembro de 2025 às 22:31

Ex-procuradora-geral do Estado toma posse como desembargadora no TJPR
Foto: Camila Tonett/Vice Governadoria

Leticia Ferreira da Silva tomou posse nesta quarta-feira (03) como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Ela já foi controladora-geral do Estado e procuradora-geral do Estado. O evento foi no Palácio da Justiça, em Curitiba. Em outubro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto de nomeação, após a definição da lista tríplice pelo Pleno do Tribunal.

O vice-governador Darci Piana participou da solenidade e destacou a trajetória da nova desembargadora. “A indicação do governador apenas confirmou a votação desta Casa de Leis e a competência dessa mulher que fez muito pelo Estado com independência, ética e sabedoria jurídica”, disse.

“Alegria, honra e gratidão definem este momento. Alegria de quem percorreu uma longa caminhada, enfrentou desafios e hoje vê seu propósito se concretizar. Honra por ter a oportunidade de integrar um dos tribunais mais respeitados do País. E gratidão às pessoas que me sustentaram com apoio e confiança e tornaram possível este momento”, afirmou a nova desembargadora.

“Com esses sentimentos, reconheço a importância da advocacia paranaense, que cumpre sua função constitucional de indicar representantes à magistratura”, completou.

Ela é a quarta mulher indicada pelo governador Ratinho Junior desde 2019, dentro da política do quinto constitucional. No total, nove pessoas foram nomeadas: além de Letícia, Priscilla Placha Sá, Ana Cláudia Ringer, Luciana Carneiro de Lara, Cláudio Smirne Diniz, Eduardo Augusto Salomão Cambi, Andrei de Oliveira Rech, José Américo Penteado de Carvalho e Fábio Luís Franco.

O percurso profissional de Leticia Ferreira da Silva também foi ressaltado pelo presidente em exercício do TJPR, desembargador Fábio Dalla Vecchia. Ela é a primeira procuradora de carreira do Estado a assumir uma vaga na Corte.

“Nesse contexto, é especialmente significativo receber uma representante da OAB, pois a vaga do quinto constitucional, por sua própria natureza, funciona como um mecanismo de democratização do Poder Judiciário, trazendo um novo e valioso ponto de vista aos debates desta Casa, o que enriquece nossos julgamentos”, afirmou.

Formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Leticia iniciou sua trajetória na advocacia pública em 1996. Ao longo da carreira, construiu sólida atuação na Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE-PR), onde desempenhou diversas funções de liderança e coordenação.

“Ainda somos poucas, e cada conquista abre novos caminhos de participação. Estar nesta Corte significa abrir portas, permitir que outras mulheres se reconheçam nesse ambiente e mostrar que é possível ocupar os espaços onde as decisões são tomadas. Que este momento seja um convite para que mais mulheres tragam suas histórias e visões, e para que a Justiça seja fortalecida na diversidade”, concluiu a desembargadora.

NOVA DESEMBARGADORA – Leticia Ferreira da Silva foi integrante do Conselho Superior da PGE no biênio 2011–2013 e passou a compor, a partir de 2017, o Grupo Permanente de Análise Legislativa. Em 2016, assumiu a coordenação do Grupo Estratégico de Recuperação de Ativos (GERA), iniciativa voltada à recuperação de créditos e otimização da arrecadação estadual.

Também atuou como procuradora-chefe nas Procuradorias Regionais de Jacarezinho, Londrina e Maringá, e, posteriormente, em Curitiba, assumiu a Coordenação da Dívida Ativa na Procuradoria Fiscal. Além disso, foi procuradora-chefe da Coordenadoria de Assuntos Fiscais, com destaque na condução de projetos de recuperação de créditos inscritos em dívida ativa e na gestão do contencioso fiscal.

PRESENÇAS – Também estiveram na cerimônia o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o presidente do TRT9, desembargador Célio Horst Waldraff; o vice-presidente do TCE-PR, Ivan Bonilha; o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti; a subprocuradora-geral do Estado, Lúcia Helena Cachoeira; o defensor público-geral do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz; o presidente da OAB – Seção Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Marcel Ferreira dos Santos; e diversos outros desembargadores.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Presidente da Assembleia do Rio é preso pela PF por vazamento de operação sigilosa

3.

Com mais de 42 mil atendimentos, UPA Uvaranas completa seis meses em Ponta Grossa

4.

'Bota Fora' terá ponto para descarte de eletrônicos nesta sexta e sábado em PG

5.

Polícia Civil apreende 200 kg de cabos de energia e telefonia receptados por empresa de reciclagem em PG 

6.

Chinesa tenta entrar no Brasil com 240 caranguejos-peludos na mala

7.

Ponta Grossa dá início à programação do 'Natal – Feliz Cidade'  

8.

A voz da torcida em primeiro lugar: Operário lança Censo Fantasma

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia