Agora1

Em Carambeí, governador destaca o cooperativismo e garante apoio ao agronegócio paranaense

27 de abril de 2023 - 21:52
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Ele participou de encontros da pecuária leiteira, organizados pela Frísia em parceria com outras cooperativas e empresas. Encontros acontecem de forma simultânea para fomentar a inovação e o uso de novas tecnologias no meio rural.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (27) da abertura da 16ª ExpoFrísia, em Carambeí, nos Campos Gerais, em um evento que deve reunir mais de 5 mil visitantes para discutir temas relacionados à pecuária leiteira no Paraná. Ratinho Junior  destacou o modelo de produção por cooperativismo e garantiu a continuidade do apoio do Governo do Estado para o crescimento da agroindústria, que é o setor mais importante da economia paranaense.

“O Paraná se consolidou como o maior produtor de grãos e de proteína animal do Brasil, sendo atualmente uma referência na produção de carne suína, frango e peixe, muito em função do trabalho feito pelas cooperativas paranaenses, que são as maiores do país”, afirmou Ratinho Junior.

“Tivemos uma safra recorde neste ano e importantes anúncios de ampliação das indústria de transformação de alimentos. Além disso, recebemos a certificação internacional de área livre de febre aftosa, o que nos deu a oportunidade de abrir novos mercados consumidores, como Japão, Coreia do Sul, México e Canadá”, acrescentou.

A programação da feira envolve fóruns sobre mercado, palestras sobre suinocultura, pecuária de leite, manejo e outros assuntos que impactam na rotina dos produtores rurais. Paralelamente ao evento principal, também acontece o Digital Agro, que reúne as principais tecnologias e nomes da agricultura 4.0. Ambos os eventos ocorrem entre os dias 27 e 29 de abril, no Parque Histórico de Carambeí, e contam com a participação de mais de 60 expositores, 10 startups e 20 horas de conteúdo.

De acordo com o gerente executivo de Estratégia e Inovação da Frísia, Auke Dijkstra, os dois eventos ajudam a fomentar a inovação no âmbito das cooperativas agrícolas do Paraná. “É uma feira muito dinâmica, cujo principal intuito é trazer conteúdo relevante para o produtor com inovações que possam ser de fato aplicadas por eles no campo”, disse.

“Como uma cooperativa que representa mais de mil cooperados, a Frisia sempre busca trazer aquilo que há de mais novo em tecnologia, gerando valor para quem trabalha no campo, e a vinda do governador, que tem um alinhamento com o agronegócio, vem para coroar o evento”, concluiu Dijkstra.

Em seu discurso, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, elogiou o fato de a Frísia ser uma cooperativa que está sempre buscando a eficiência em seu modelo produtivo. “A agricultura paranaense está em evolução e a Frísia é um exemplo de como é possível fazer mais com menos recursos, com transparência e de forma sustentável. O Paraná é o principal produtor de proteína animal do Brasil, agregando valor à sua produção e demonstrando qualidade sanitária e o nosso desafio agora é ampliar o mercado mundial sem desperdícios e com preços competitivos”, declarou.

POTENCIAL REGIONAL – O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Produz aproximadamente 4,4 bilhões de litros por ano. Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, apenas em 2021, a produção de leite gerou R$ 9 bilhões para o Estado.

A região dos Campos Gerais é uma das maiores bacias leiteiras do Brasil. Os municípios com maior produção na região são Carambeí, Castro e Arapoti, com sistema produtivo predominantemente via cooperativas. Entre as condições que favorecem o setor estão a eficiência dos produtores, base sólida, alta aderência dos produtores em tecnologia e qualidade genética, além de suporte técnico especializado.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, disse que o crescimento da feira reflete o processo de crescimento econômico do município e da região. “Carambeí, que é o berço do cooperativismo no Brasil, está passando por um momento importante de industrialização que muito nos orgulha. Nestes três dias de feira, podemos discutir inovações para o mundo da agricultura, do agronegócio e o melhoramento genético, além de fomentar o grande potencial turístico que a cidade possui”, comentou.

FRÍSIA – Com quase um século de história, a Cooperativa Agroindustrial é a mais antiga do Paraná e a segunda do Brasil, com unidades no Paraná e Tocantins. Em 2022, produziu 313 milhões de litros de leite, 1,1 milhão de toneladas de grãos, 75,7 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.046 cooperados e 1.190 colaboradores.

Segundo o presidente da Frísia, Renato Greidanus, a cooperativa busca evoluir não apenas em infraestrutura e equipamentos, mas também no modelo administrativo. “Buscamos um modelo de associativismo que é de parceria com outras cooperativas, o que é uma inovação. Com isso, conseguimos unir forças, eliminar concorrência entre elas e fazer investimentos que beneficiam toda a cadeia de cooperados, ganhando em escala de produção”, explicou.

PRESENÇAS – Participaram da  cerimônia de abertura os secretários de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; do Turismo, Márcio Nunes; o deputado estadual Moacyr Fadel; a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o presidente da Fundação ABC, Peter Greidanus; o diretor-presidente da Agrária, Adam Stemmer;  o diretor-presidente da Capal, Erik Bosch; o diretor-presidente da Castrolanda, Willem Bouwman; e o presidente Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, João Guilherme Brenner.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.