Agora1

Em Brasília, Romanelli e Chiorato defendem nova modelagem no pedágio do Paraná

8 de janeiro de 2023 - 09:40
Créditos:Assessoria parlamentar

Menor tarifa e a garantia da execução das obras estão entre as demandas apresentadas pelos deputados da Frente Parlamentar sobre o Pedágio.

Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT) defenderam nesta sexta-feira (06), junto ao governo federal em Brasília, uma nova modelagem para os pedágios do Paraná, com tarifas mais baixas e garantias da realização das obras necessárias nas rodovias que cortam o Estado.

A pauta fez parte da reunião no Palácio do Planalto com o subsecretário de Acompanhamento e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Maurício Muniz, responsável pela questão das concessões no País. A presidente nacional do PT, a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, acompanhou o encontro dos deputados na Casa Civil.

“Tivemos uma ótima reunião, que vai nos garantir um modelo de pedágio mais barato, com a realização das obras previstas e, ao mesmo tempo, vai trazer segurança jurídica para os usuários de rodovias do Paraná”, afirmou Romanelli ao término do encontro. “Há uma boa interlocução com o governo federal”, complementou.

Segundo ele, é necessário retirar do processo as travas que impedem a redução das tarifas e eliminar mecanismos que protegem as concessionárias e prejudicam os usuários. Além disso, o deputado entende que a garantia da realização das obras deve ser feita por meio de um depósito de caução.

Chiorato, coordenador da Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Assembleia Legislativa, destacou a importância da reunião para que uma nova modelagem seja proposta à sociedade paranaense. “Discutimos as primeiras tratativas para um pedágio barato e com obras para o povo paranaense. Podem dizer que é um modelo caipira, mas, na verdade, é o contrário. Queremos um pedágio justo, com garantias legais para a realização de obras e queremos também que seja considerado no cômputo da tarifa o valor que é só trecho de manutenção e os que necessitam de obras”, observa.

O coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio observa que o trabalho por um pedágio justo vem desde abril de 2019, quando ocorreu a implantação da Frente Parlamentar. “Desde o início de 2019 trabalhos por um pedágio que venha para melhorar a vida dos paranaenses, e não sufocar a economia e isolar regiões inteiras. Já comprovamos, através de estudos, que o modelo defendido anteriormente não é o melhor, apenas mais caro, com mais 15 praças e obras em duplicidade. Vamos corrigir esse erro”, confia.

De acordo com o deputado Romanelli, a  nova equipe federal conhece as demandas dos parlamentares, do setor produtivo e da sociedade paranaense. “Do ponto de vista da engenharia há poucas mudanças. O fundamental é estabelecer novos critérios para a concorrência e para os contratos, garantindo uma licitação pelo menor preço de tarifa e a realização das obras”, afirmou.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.