Agora1

Deputados retomam sessões plenárias na Assembleia após as eleições

7 de outubro de 2024 - 21:09
Créditos:Orlando Kissner/Alep

Os deputados estaduais retomaram as sessões plenárias na Assembleia Legislativa do Paraná. A repercussão das eleições municipais em todo o Brasil para a escolha de prefeitos e vereadores foi a tônica dos discursos nesta segunda-feira (7). As atividades no Plenário Waldemar Daros foram reabertas após uma reforma geral para recuperação de toda a parte elétrica do espaço.

“Agora tudo está arrumado e a casa está retomando com intensidade depois da eleição, que é um marco da democracia”, declarou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), durante a coletiva de imprensa.

Ele avaliou o pleito como tranquilo. “Não tivemos nenhum problema no curso da campanha eleitoral, a não ser pequenas divergências em cidades menores. Para o Poder Legislativo, agora resta aos seus deputados contabilizarem onde ganhou e onde perdeu”, acrescentou.

Ordem do Dia

Na votação, os parlamentares aprovaram iniciativas para beneficiar, com a concessão do título de utilidade pública, entidades com atuação nas áreas da sustentabilidade, assistencialismo e cultura,

O projeto de lei 919/2024, do deputado Goura (PDT), concede o título ao Observatório Criativo, de Curitiba. A história do Observatório Criativo começa em 1994, quando foi fundado em São Paulo. Em 2007, a entidade foi transferida para Curitiba e passou por uma transformação significativa, sendo renomeada como “Associação para o Desenvolvimento da Auto-Sustentabilidade Cooperativa”, passando a atuar de forma inovadora.

O objetivo, de acordo com o texto, é promover a recuperação, proteção e conservação do meio ambiente, tanto no meio urbano quanto no meio rural. Além disso, a entidade estabeleceu a meta de erradicar aterros sanitários e lixões a céu aberto, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável.

Levar amor e alegria para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, bem como a suas famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social/econômica é o propósito da Associação Projeto Estrela Mãe, de Paiçandu, beneficiada pelo projeto de lei 500/2024, do deputado Evandro Araújo (PSD).

A associação oferece oficinas de diversas atividades formativas às crianças e adolescentes, onde, segundo a justificativa do projeto, recebem atenção especial que vai além da formação didática e cultural. Há, também, acompanhamento psicossocial observando as condições que afetam a vida e o bem-estar dos atendidos. “Por meio de suas atividades, a associação cria novas expectativas, potencializando as dimensões afetivas, cognitivas, social e espiritual, promovendo assim a melhoria na qualidade de vida”, acrescenta o projeto.

Para completar, a deputada Luciana Rafagnin (PT), é autora do projeto de lei 517/2024, que concede o título à Associação Tropeiros Raízes do Sul, de Itapejara D’Oeste. O objetivo da entidade é realizar e participar de tropeadas e encontros culturais, reunindo associados dedicados à preservação e divulgação da cultura tropeira na região.

“A Associação busca manter viva a tradição tropeira no Estado, além de enaltecer e preservar a cultura do povo gaúcho, reconhecendo a importância do tropeirismo com diversos encontros e atividades no município de Itapejara D’Oeste”, justifica a parlamentar.

A associação é responsável pela organização da Festa do Boi no Rolete, evento que acontece anualmente na segunda quinzena de setembro no município e, em 2024, chegou a 5ª edição.

Já o projeto 384/2024, do deputado Gugu Bueno (PSD), foi retirado de pauta. A iniciativa concede o título de utilidade pública à LHPR/Paraná Handebol, de Toledo

Relatório SEFA

Nesta terça-feira (8), às 14h30, o secretário Norbert Ortigara fará a prestação de contas da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), referente ao 2º quadrimestre de 2024 do Governo do Estado.

Durante a audiência pública serão detalhadas as receitas, despesas, resultados, dívidas e limites sobre a contabilidade do Estado. Também haverá oportunidade para questionamentos dos deputados.

A apresentação é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000), que exige a demonstração e avaliação periódica do cumprimento de metas fiscais.

O evento terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.